A Argentina fechou a sua participação na Copa América Feminina 2025 em terceiro lugar. Na noite desta sexta-feira (1º/8), no Estádio Casablanca, em Quito, no Equador, a Albiceleste venceu o Uruguai nos pênaltis, por 5 a 4, após empate por 2 a 2 no tempo normal.
Cometti marcou para a Argentina, as uruguaias viraram com Pizarro e Juliana Vieira, e Bonsegundo deixou tudo igual. Nos pênaltis, as ‘hermanas’ converteram 100% das cobranças, enquanto Lacoste perdeu para a Celeste.
Vagas no Pan-2027
Os finalistas Brasil e Colômbia conseguiram as duas vagas da competição para os Jogos Olímpicos de 2026, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Argentina, Uruguai (semifinalistas) e o Paraguai (5º) ficaram com as vagas para o Pan-Americano de Lima, no Peru, em 2027.
Uruguai vira para cima da Argentina
No primeiro tempo, a Argentina teve maior domínio territorial no início. Assim, conseguiu sair na frente aos 23 minutos. Um escanteio pela esquerda parecia de fácil defesa para a goleira Agustina. Mas ela saiu mal, socando o vento. Com isso, a bola bateu na cabeça da capitã Cometti e entrou: 1 a 0.
Contudo, as uruguaias começaram a mostrar serviço. Aos 34, Pizarro recebeu pela direita e cruzou. Wendy Carballo, livre, tentou a finalização, mas não tocou na bola. Mesmo assim, tirou o foco da goleira Pereyra, e a bola morreu no gol.
Aos 45 veio a virada. Mais uma vez, Pizarro apareceu bem. Ela recebeu um cruzamento da direita, ficou livre diante da goleira, mas dominou mal e acabou sem ângulo. Espertamente, viu a presença de Juliana Vieira e cruzou para a companheira, desmarcada, anotar o gol da virada.
Hermanas empatam e quase viram no fim
No segundo tempo, a Argentina era melhor, mas encontrava dificuldades para criar chances claras de finalização. No entanto, conseguiu empatar aos 39 minutos em uma cobrança de pênalti.
Em dividida dentro da área, a uruguaia Tregartten trombou com Troncoso, que caiu. O lance foi discutível, mas a árbitra assinalou a penalidade, que foi confirmada pelo VAR. Bonsegundo cobrou com categoria e deixou tudo igual.
Nos acréscimos, a Argentina quase virou. Uma bola levantada na área terminou com um chute de Braun, mas Agustina fez grande defesa. Logo depois, a goleira uruguaia foi substituída por Sofía Olivera, que entrou especificamente para as cobranças de pênalti.
Nos pênaltis, deu Argentina
- Uruguai: Pamela González, Ramírez, Sofia González e Pizarro marcaram; Pereyra defendeu a cobrança de Lacoste.
- Argentina Bonsegundo, Braun, Roggeroni, Cometti e Kishi Núñéz marcaram.