Dia de estreia da Seleção Brasileira Feminina! O Brasil enfrenta a Venezuela, neste domingo (13/7), às 21h, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa América. O jogo será no estádio Chillogallo, em Quito, no Equador. No Ataque traz todos os detalhes do jogo: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, declarações e mais.
A Seleção está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Bolívia, Paraguai e Venezuela. Ao término da fase de grupos, em que as seleções duelam entre si nas mesmas chaves, avançam à semifinal as duas primeiras colocadas.
Em busca do nono título, o Brasil chega como favorito. Despontando entre as seleções participantes, a expectativa é que o grupo comandado por Arthur Elias não encontre dificuldade na fase de grupos e avance à final com tranquilidade. Nos amistosos que antecederam a competição, a Amarelinha ganhou três e perdeu dois jogos.
A Venezuela, por sua vez, vive momento de crescimento no cenário do futebol de mulheres. Nos amistosos de preparação, venceu dois jogos, empatou um e perdeu outro. O melhor desempenho das venezuelanas foi na primeira edição da Copa América, quando ficaram com o terceiro lugar, em 1991.
Brasil x Venezuela: onde assistir
O confronto entre Brasil e Venezuela, pela fase de grupos da Copa América, será transmitido na TV Brasil (canal aberto) e no SporTV (canal fechado).
Brasil x Venezuela: escalações
Brasil
O técnico Arthur Elias não tem desfalques para a partida. Após o amistoso contra a França, o comandante fez apenas uma mudança na convocação. A meio-campista Ana Vitória, do Atlético de Madri, sofreu uma lesão na região posterior da coxa direita e teve que ser cortada da lista. Para a vaga, ele chamou Yaya, do Corinthians.
A tendência é que o treinador vá à campo com a mesma formação que perdeu para a França por 3 a 2, em amistoso disputado no fim de junho.
Provável escalação do Brasil: Lorena, Fê Palermo, Isa Haas, Mariza, Yasmim, Duda Sampaio, Angelina, Luany, Kerolin, Marta e Gio.
Venezuela
A Venezuela é comandada por um velho conhecido. O técnico Ricardo Belli assumiu a seleção em fevereiro deste ano. Ele esteve à frente do Palmeiras, em 2019. Em 2022, conquistou a inédita Libertadores para o clube paulista, antes de se transferir para o Toluca, do México.
Os destaques da equipe são as meio-campistas Deyna Castellanos e Gabriela García, que devem começar como titulares.
Provável escalação da Venezuela: Valeria Rebanales; Floriangel Apóstol, Veronica Herrera, Yenifer Gimenez, Gabriela Angulo; Mariana Speckmaier, Gabriela García, Denya Castellanos; Daniuska Rodriguez, Oriana Altuve e Bárbara Olivieri.
Brasil x Venezuela: arbitragem
- Árbitra: Milagros Arruela (PER)
- Assistentes: Mariana Aquino (PER) e Vera Yupanqui (PER)