COPA AMÉRICA FEMININA

Com hat-trick de Kerolin, Brasil faz seis na Bolívia pela Copa América Feminina

Brasil goleou a Bolívia por 6 a 0, nesta quarta-feira (16/7), no Estádio Chillogallo, pela segunda rodada da Copa América Feminina

Compartilhe
google-news-logo

Dominante do início ao fim, o Brasil goleou a Bolívia por 6 a 0, nesta quarta-feira (16/7), no Estádio Chillogallo, em Quito, no Equador, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América Feminina. Com brilho de Luany, que marcou dois, com hat-trick de Kerolin e o sexto de Amanda Gutierres, a Seleção não foi ameaçada pela adversária e confirmou o favoritismo para assumir a liderança da chave.

Com o resultado, o Brasil ficou com seis pontos, na ponta do Grupo B. O Paraguai é o segundo colocado, mas ainda entrará em campo pela rodada. Para ultrapassar a Canarinho, é preciso vencer e superar o saldo de gols (sete a quatro para a Seleção).

Em jogo iluminado, Luany sobrou em campo e marcou os dois primeiros. A camisa 22 também foi a responsável por sofrer a falta que culminou no terceiro gol, feito pela capitã Kerolin, de pênalti.

Na segunda etapa, ela foi peça fundamental no ataque e anotou mais dois. A Seleção da Bolívia pouco pisou no setor ofensivo e se concentrou em defender, mas com as linhas desorganizadas, não foi páreo para o Brasil, que explorou os lados, o meio de campo e teve sucesso nas tentativas, chegando com certa facilidade para balançar as redes.

Próximos jogos

O Brasil volta a campo para enfrentar o Paraguai, na terça-feira (22/7), às 21h, no estádio Chillogallo. A Bolívia joga no sábado (19/7), às 18h, contra a Venezuela, também no Estádio Chillogallo. As partidas são válidas pela terceira rodada do Grupo B.

O jogo

O primeiro tempo foi de total protagonismo do Brasil, que teve a posse de bola e deu ritmo ao jogo do início ao fim, tanto que abriu três gols de vantagem no placar. A Bolívia, por sua vez, não conseguiu sequer finalizar.

O Brasil fez valer a superioridade técnica. Em pouco tempo, a Seleção já emplacou boas chances e abriu o placar com Luany. Fátima Dutra cobrou escanteio para Dudinha, que mandou para o meio da área. Luany dominou sozinha, teve espaço para jeitar e bater firme: 1 a 0.

A Amarelinha não deu espaço e seguiu pressionando. Teve boa tentativa com Kerolin, que acertou a trave. A maioria das jogadas contava com a participação de Ary Borges e Fátima Dutra, mais centralizadas no esquema de Arthur Elias. Após passe de Kerolin, Fátima bateu colocado, mas viu a goleira defender. No rebote, Luany não desperdiçou e fez o segundo: 2 a 0.

Luany foi o grande nome do primeiro tempo. Minutos depois, ela foi derrubada por Salvatierra dentro da área. A árbitra assinalou pênalti de imediato. Kerolin foi para a cobrança e bateu firme para ampliar: 3 a 0.

A Seleção ainda arriscou com chutes de fora da área e jogadas de bola aérea, mas foi para o intervalo com os mesmos três gols no marcador.

Seleção Brasileira venceu a Bolívia na Copa América Feminina - (foto: Lívia Villas Boas/ CBF)
Seleção Brasileira venceu a Bolívia na Copa América Feminina(foto: Lívia Villas Boas/ CBF)

Segundo tempo

A Bolívia teve o mesmo comportamento apagado. O Brasil continuou em busca de ampliar o placar, mas com mais tranquilidade. A equipe conseguiu ter o controle da bola e buscou trocar passes, em função de formar jogadas perigosas no campo ofensivo.

Em jogada que começou do lado direito, Kaká recebeu atrás e levantou para a área, Ary Borges dominou e bateu para o fundo do gol. A árbitra, contudo, marcou o impedimento.

Tanto pelo lado esquerdo como mais centralizada, Kerolin foi acionada de todas as formas. Seja com lançamentos ou com passes em velocidade, ela recebeu com qualidade para ampliar. Perto da entrada da área, Marta deu toque e encontrou Kerolin. Na finalização, ela contou com o desvio em Serrudo: 4 a 0.

Na sequência, como se fosse ‘repeteco’, as duas apareceram para fazer mais um. Depois de fazer pivô para Marta, Kerolin chutou de primeira para o fundo do gol: 5 a 0.

No apagar das luzes, a Bolívia teve jogadora expulsa. Rivero fez falta em Ary Borges e foi advertida com o segundo cartão amarelo. O incansável Brasil se aproveitou e fez o sexto. Kerolin avançou pela linha de fundo dentro da área e mandou para o meio. Amanda Gutierres tocou de cabeça: 6 a 0.

BRASIL 6 X 0 BOLÍVIA

Brasil

Camila Rodrigues; Fê Palermo (Amanda Gutierres aos 18 do 2T), Tarciane, Kaká (Mariza aos 18 do 2T), Fátima Dutra (Yasmim
aos 29 do 2T); Ary Borges, Yaya, Gabi Portilho (Gio Garbelini aos 18 do 2T); Dudinha (Marta aos 18 do 2T), Luany e Kerolin. Técnico: Arthur Elias

Bolívia

Erika Sánchez, Serrudo, Lucerito Bravo, Salvatierra, Mendiola; Viveros (Alurralde aos 30 do 2T), Rivero, Carballo (Marlene Flores aos 36 do 2T); Ana Rojas, Quiroz (Anabel Flores aos 39 do 1T)) e Doerksen. Técnica: Rosana Gómez

  • Gols: Luany aos 12 do 1T e aos 31 do 1T, Kerolin aos 36 do 2T, aos 33 do 2T e aos 37 do 2T, Amanda Gutierres aos 49 do 2T
  • Cartões amarelos: Anabel Flores, Carballo, Rivero, Marlene Flores (Bolívia), Gabi Portilho (Brasil)
  • Cartão vermelho: Rivero
  • Motivo: segunda rodada do Grupo B da Copa América Feminina
  • Data: 16/07/2025
  • Horário: 18h
  • Local: Estádio Chillogallo, em Quito, no Equador
  • Árbitro: Roberta Echeverria (ARG)
  • Assistentes: Gisela Trucco (ARG) e Daiana Milone (ARG)

Compartilhe
google-news-logo