COPA AMÉRICA FEMININA

Brasil vence Paraguai e vai à semifinal da Copa América Feminina

Brasil venceu o Paraguai por 4 a 1, nesta terça-feira (22/7), no estádio Chillogallo, pela quarta rodada da Copa América Feminina

Compartilhe
google-news-logo

Garantido na semi! O Brasil venceu o Paraguai por 4 a 1, nesta terça-feira (22/7), no estádio Chillogallo, pela quarta rodada da fase de grupos Copa América Feminina e avançou de forma antecipada às semifinais do torneio. Dominante e com repertório extenso de jogadas, a Seleção marcou com Yasmim (duas vezes!), Amanda Gutierres e Duda Sampaio. Para as paraguaias, Claudia Martínez foi quem anotou gol.

Com o resultado, a Canarinho chegou aos nove pontos e já está na semifinal, apesar de ainda ter uma rodada restante da fase de grupos. O Paraguai segue com três pontos, em quarto lugar, mas já sem chance de classificação à semi – já que a Colômbia, em segundo, tem sete e também já assegurou a vaga no mata-mata.

O primeiro tempo foi de domínio do Brasil, que contou com jogada ensaiada e o talento de Yasmim, que marcou dois de falta. O Paraguai ficou apagado e não assustou a meta de Lorena.

Na segunda etapa, a Seleção se aproveitou da expulsão da defensora Arrieta para ampliar. Contudo, o Paraguai também não deu moleza e não perdoou falha da Amarelinha. Foi o primeiro gol sofrido pelo Brasil na competição. O time não era vazado desde a edição de 2018, visto que em 2022 foi campeão de forma invicta e sem sofrer gols.

Próximos jogos

O Paraguai volta a campo na sexta-feira (25/7), às 21h, no estádio Chillogallo, enquanto o Brasil enfrenta a Colômbia, também na sexta, às 21h, no estádio Complejo Independiente del Valle. Ambas partidas pela quinta e última rodada da fase de grupos da Copa América.

O jogo

O primeiro tempo foi de protagonismo do Brasil, que dominou a posse de bola e saiu na frente com dois gols de Yasmim. O Paraguai tentou atrasar a partida, mas quase não levou perigo ao gol de Lorena.

A Seleção demonstrou repertório e construiu jogadas tanto pelo lado quanto pelo meio, mesmo que não tenha surtido efeito. Até os 15 minutos, viu o Paraguai tentar impedir os avanços com uma ‘velha’ estratégia. Ciente da inferioridade técnica e tática, as adversárias imprimiam ritmo lento, a fim de atrasar a bola para as brasileiras, tentando segurar o time no meio de campo, com troca de passes.

O Brasil então apostou em outro tipo de jogada: a ensaiada. Em cobrança de falta pela direita, Yasmim bateu direto e com precisão. A bola fez uma bela curva e foi direto para o gol, sem nenhum desvio, para abrir o placar: 1 a 0.

As brasileiras aproveitavam os espaços e ameaçaram mais vezes, principalmente de fora da área. O Paraguai, por sua vez, forçou apenas uma defesa de Lorena e fez uma partida mais tímida. Foi Yasmim que ampliou o marcador com jogada que pareceu replay. Em cobrança de falta no mesmo lugar, ela acertou a bola novamente com qualidade e repetiu o feito: 2 a 0.

Segundo tempo

Logo no início, o Paraguai teve a melhor chance com Claudia Martínez, que bateu com força, mas a goleira Lorena se esticou e impediu o gol. Na sequência, o cenário já se inverteu. Arrieta, que já tinha cartão amarelo, levou o segundo e foi expulsa após fazer falta em Marta.

O Brasil seguiu dominante nas ações e fez o terceiro. Em tabela entre Marta e Angelina, a camisa 8 tocou para Amanda Gutierres, que recebeu na frente e bateu sem chances de defesa para Belotto: 3 a 0.

Se pelo meio de campo e pelos lados o Paraguai via o caminho fechado, com a boa marcação e a falta de espaços, a solução veio com falha do Btasil. Em lance na intermediária, Mariza recuou mal e Isa Haas não alcançou a bola. A atacante paraguaia Claudia Martínez se aproveitou do erro e bateu para o fundo do gol: 3 a 1.

A Seleção manteve a ambição e seguiu buscando chances de gol. As melhores oportunidades foram com Amanda e Duda Sampaio. O Paraguai não se acovardou, mas com um a menos em campo teve dificuldade na marcação. Ainda assim, Claudia Martínez teve novo chance e ameaçou Lorena.

Em jogada perto da área, Angelina deu uma cavadinha antes da meia-lua e encontrou Duda Sampaio em boa posição. Ela dominou com categoria, girou e bateu firme para fazer mais um para o Brasil: 4 a 1.

Até o fim da partida, a Seleção soube controlar o placar sem deixar o ritmo cair. Ainda teve boa chance com Angelina, que acertou a trave. Outras oportunidades foram com chutes de fora da área, mas o placar ficou com a vantagem brasileira, que avançou ao mata-mata com tranquilidade.

PARAGUAI 1 X 4 BRASIL

Paraguai

Belotto; Garcete, Arrieta e Barreto (Naomi de León aos 40 do 2T); Bogarin, Barbosa, Riveros (Bareiro aos 8 do 2T), Fiorela Martínez (Ojed aos 31 do 2T); Chamorro (Acosta aos 31 do 2T), Claudia Martínez (Diana Benítez aos 31 do 2T) e Cindy Ramos. Técnico: Fábio Fukumoto

Brasil

Lorena; Antonia, Isa Haas, Mariza (Kaká aos 34 do 2T); Duda Sampaio, Yasmim (Fátima Dutra, no intervalo); Marta (Dudinha aos 20 do 2T), Kerolin (Angelina, no intervalo), Amanda Gutierres, Gio (Jhonson aos 20 do 2T) e Luany. Técnico: Arthur Elias

  • Gols: Yasmim aos 26 do 1T e aos 38 do 1T, Amanda Gutierres aos 14 do 2T, Duda Sampaio aos 29 do 2T (Brasil), Claudia Martínez aos 19 do 2T (Paraguai)
  • Cartões amarelos: Arrieta (Paraguai), Isa Haas, Jhonson (Brasil)
  • Cartão vermelho: Arrieta (Paraguai)
  • Motivo: quarta rodada do Grupo B da Copa América Feminina
  • Data: 22/07/2025
  • Horário: 21h
  • Local: Estádio Chillogallo, em Quito, no Equador
  • Árbitro: Dione Rissios (CHI)
  • Assistentes: Marcia Castillo (CHI) e Leslie Vasquez (CHI)

Compartilhe
google-news-logo