Brasil e Paraguai dividem o primeiro lugar na artilharia da Copa América Feminina. Na grande final, a Seleção Brasileira venceu a Colômbia nos pênaltis, depois de empatar no tempo regular e prorrogação por 4 a 4, em Quito, no Equador.
Apesar de não estar na fase final, o Paraguai contou com a jovem Claudia Martínez, de 17 anos, para ficar no topo da artilharia da competição. A seleção caiu ainda na fase de grupos. No ranking, ao lado de Martínez, aparece a brasileira Amanda Gutierres. Cada uma marcou seis gols ao longo do torneio.
Na decisão, Gutierres, inclusive, foi autora de um gols do Brasil. O último ano em que o Brasil foi campeão e ainda ficou com a artilharia da Copa América foi em 2014. Na ocasião, a atacante Cristiane marcou seis vezes em sete partidas.
Em 2018 e 2022, apesar de ter ficado com o troféu, a Seleção não teve a artilharia. A colombiana Catarina Usme fez nove gols em 201 e ficou com o primeiro lugar da lista, enquanto em 2022, a argentina Yamila Rodríguez marcou seis vezes.
Artilharia da Copa América Feminina
- Claudia Martínez (Paraguai) – 6 gols
- Amanda Gutierres (Brasil) – 6 gols
- Linda Caicedo (Colômbia) – 4 gols
- Oriana Altuve (Venezuela) – 4 gols
- Mayra Ramírez (Colômbia) – 3 gols
- Marta (Brasil) – 3 gols
- Kerolin (Brasil) – 3 gols
- Keefe (Chile) – 2 gols
- Luany (Brasil) – 2 gols
- Leicy Santos (Colômbia) – 2 gols
- Bolaños (Equador) – 2 gols
- Montoya (Colômbia) – 2 gols
- Belén Aquino (Uruguai) – 2 gols
- Duda Sampaio (Brasil) – 2 gols
- Yasmim (Brasil) – 2 gols