ATLÉTICO

Atlético sonda artilheiro de Copa América, diz jornalista italiano

Atacante foi artilheiro de Copa América ao lado de Messi e de atacante do Liverpool e jogou por Milan e Juventus; conheça ele
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético tem interesse no atacante ítalo-peruano Gianluca Lapadula, do Cagliari, da Itália, que foi artilheiro da Copa América 2021 ao lado do astro argentino Lionel Messi e de Luis Diaz, atacante colombiano do Liverpool. É o que garante o jornalista italiano Gianluca di Marzio. Segundo ele, o Galo fez sondagem para saber qual a situação do centroavante de 34 anos no clube europeu.

Lapadula tem contrato com o Cagliari até junho de 2026. No entanto, Di Marzio informa que uma possível saída do peruano poderia abrir espaço para a chegada do atacante espanhol Kevin Carlos, do Yverdon, da Suíça. O jogador de 23 anos vem sendo monitorado continuamente pelo time italiano.

Uma fonte ligada ao Atlético, no entanto, disse ao No Ataque que não houve sondagem ao time italiano por Lapadula.

Lapadula foi ‘herói’ do Cagliari

Lapadula foi um dos “heróis” do Cagliari na última edição do Campeonato Italiano. Em meio à luta contra o rebaixamento que o time travou até o final da competição, o peruano marcou, nos acréscimos, o gol que selou a vitória por 2 a 0 sobre o Sassuolo, pela penúltima rodada.

Se a equipe da Sardenha não tivesse vencido a partida, teria caído para a Segunda Divisão, pois terminou o campeonato na 16ª colocação, apenas um ponto acima do Frosinone, 18º, primeiro time rebaixado à Série B italiana. O Cagliari levaria a pior nos critérios de desempate, pois teria uma vitória a menos (sete).

Na última temporada, Lapadula fez quatro gols e deu uma assistência em 24 partidas disputadas pelo time italiano (14 como titular).

A carreira de Lapadula

Gianluca Lapadula nasceu em Turim, na Itália, mas defende a Seleção do Peru, país onde nasceu a mãe dele.

Lapadula construiu toda a carreira na Europa – principalmente na Itália – e nunca chegou a atuar na América do Sul. Ele já passou por 16 times italianos – incluindo os gigantes Juventus, onde iniciou as categorias de base, em 2002/2003, e Milan, onde atuou na temporada 2016/2017.

Fora do país, o centroavante jogou pelo San Marino Calcio, do pequeno país San Marino, que faz fronteira com a Itália, e pelo ND Gorica, da Eslováquia, na temporada 2013/2014.

Pela Seleção do Peru, Lapadula marcou 10 gols e distribuiu três assistências em 36 partidas disputadas. Ele foi o destaque da equipe na surpreendente campanha finalista da Copa América de 2021 – o Peru foi vice-campeão, perdendo para o Brasil, país-sede, na final, e Lapadula foi o artilheiro da competição ao lado de Messi e Luis Diaz, com quatro gols em sete jogos – e também disputou a Copa América de 2024, nos Estados Unidos – a equipe peruana foi eliminada na fase de grupos, após ficar na lanterna do Grupo A, com apenas um ponto.

De acordo com o site O Gol, o centroavante ítalo-peruano tem 186 gols em 470 partidas disputadas na carreira. Veja, abaixo, as temporadas de mais destaque dele por clubes.

  • 2011/2012, pelo San Marino Calcio: 24 gols em 39 jogos
  • 2014/2015, pelo Teramo (Terceira Divisão da Itália): 25 gols em 42 jogos
  • 2015/2016, pelo Pescara (Série B da Itália): 30 gols em 46 jogos
  • 2022/2023, pelo Cagliari (Série B da Itália): 26 gols e quatro assistências em 43 jogos
Compartilhe