COPA DO BRASIL

Athletic sofre com falhas de goleiro e é eliminado nos pênaltis pelo Grêmio na Copa do Brasil

Athletic viu goleiro falhar duas vezes, buscou empate no fim da partida, mas perdeu para o Grêmio na disputa de pênaltis

Athletic e Grêmio fizeram um jogo de seis gols e decidiram o duelo pela segunda fase da Copa do Brasil nos pênaltis. Nesta quarta-feira (12/3), na Arena Sicredi, em São João del-Rei, as equipes empataram por 3 a 3 no tempo normal e, nas penalidades, o time gaúcho venceu por 8 a 7.

O Esquadrão abriu o placar com David Braga, enquanto o Imortal virou com Braithwaite e João Lucas – com ajuda do goleiro Diego Vitor, que falhou feio. Já na segunda etapa, David Fumaça igualou o marcador. Matías Arezo, para o Grêmio, e João Lucas, contra, ainda balançaram as redes antes das penalidades.

Desta maneira, o Tricolor avançou à terceira fase da competição. A próxima fase da Copa do Brasil terá os confrontos definidos por meio de sorteio promovido pela CBF.

Próximos jogos

O Grêmio retorna aos gramados para a decisão do Campeonato Gaúcho. Neste domingo (16), às 16h (de Brasília), enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, em busca de reverter uma desvantagem de 2 a 0.

Por sua vez, neste sábado (15), às 20h, o Athletic Club recebe o Uberlândia, na Arena Sicredi, pela final do Troféu Inconfidência. Na ida, o Esquadrão venceu por 2 a 0.

Os gols de Athletic x Grêmio

O Athletic inaugurou o marcador aos 2 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento pela esquerda de Welinton Torrão, David Braga, livre de marcação, apareceu dentro da grande área e mandou um foguete de canhota, sem chances para Gabriel Grando.

O Grêmio empatou aos 10 minutos. Dentro da área, Amuzu finalizou e a bola sobrou, no rebote, para Braithwaite, que não desperdiçou a chance de estufar as redes.

Aos 20 minutos, o Grêmio virou. João Lucas lançou para a área, mas a bola não chegou a Cristaldo, que pedia. Porém, ao tentar encaixar, o goleiro do Esquadrão, Diego Vitor, falhou e a bola entrou lentamente no gol.

No primeiro minuto do segundo tempo, o Athletic Club voltou a marcar. Wesley Gasolina ajeitou para Diego Fumaça, que, de fora da área, acertou um chute de canhota rasteiro no canto direito de Grando.

O Imortal marcou pela terceira vez aos 43 minutos. Arezo recebeu uma bola em profundidade e driblou Diego Vitor, que saiu para dividir. Com o gol aberto, o gremista precisou apenas tocar para o fundo das redes.

Nos acréscimos, aos 48 minutos, João Lucas, do Grêmio, desviou contra o próprio patrimônio e deixou tudo igual. Com o empate, a decisão foi aos pênaltis.

Goleiro ex-Cruzeiro é decisivo

Grêmio e Athletic tinham 100% de aproveitamento nas batidas até a oitava cobrança, quando o zagueiro Edson Alves precisava converter para o Esquadrão seguir vivo na disputa.

O jogador de 25 anos, então, chutou à meia-altura, no canto direito de Gabriel Grando. O goleiro catarinense espalmou e deu a classificação aos visitantes.

Em abril de 2024, o Grêmio acertou o empréstimo de Gabriel Grando ao Cruzeiro, em uma troca que envolveu a ida do arqueiro Rafael Cabral ao Rio Grande do Sul.

À época, Grando chegou com expectativas de ganhar minutos em campo, mas não fez nenhuma partida e chegou a ficar fora dos relacionados em algumas ocasiões. No início da passagem, foi reserva de Anderson e, depois, de Cássio, que é o titular celeste.

Compartilhe