COPA DO BRASIL

Grêmio x Cruzeiro: que time levou a melhor mais vezes na Copa do Brasil?

Maiores campeões da competição, Tricolor e Raposa se enfrentam nas oitavas de final desta edição; jogo de ida, na Arena do Grêmio, é nesta quarta
Foto do autor
Compartilhe

Grêmio e Cruzeiro são os maiores campeões da história da Copa do Brasil, com cinco e seis títulos, respectivamente. Mas qual dos dois costuma levar a melhor nos encontros pela competição?

Na edição atual, o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que Grêmio e Cruzeiro se enfrentariam nas oitavas de final.

A partida de ida será nesta quarta-feira, a partir das 19h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. No dia 31 de maio (quarta-feira), as equipes fazem o duelo de volta no Mineirão, em Belo Horizonte, às 20h.

Retrospecto de Grêmio x Cruzeiro na Copa do Brasil

Ao longo da história, Grêmio e Cruzeiro se encontraram em três eliminatórias anteriores na Copa do Brasil. E o time mineiro se deu melhor mais vezes.

O primeiro confronto foi justamente em uma final. Na decisão de 1993, as equipes empataram o jogo de ida por 0 a 0, no antigo Olímpico. A volta, no Mineirão, terminou com triunfo do Cruzeiro por 2 a 1, com gols de Roberto Gaúcho e Cleisson – este último aos 46 minutos do segundo tempo. Pingo marcou para o Grêmio, mas a taça ficou em BH.

Foram 23 anos desde o primeiro duelo até o reencontro, em 2016. E, desta vez, o Grêmio levou a melhor. O time gaúcho ganhou a partida de ida por 2 a 0 (gols de Luan e Douglas), fora de casa, e contou com o empate sem gols em Porto Alegre para avançar à final e rumar ao título, conquistado sobre o Atlético-MG.

No ano seguinte, a Raposa deu o troco. A partida de ida, na Arena do Grêmio, terminou com triunfo dos mandantes por 1 a 0, com gol de Lucas Barrios. Na volta, o Cruzeiro devolveu o resultado (gol de Hudson) e avançou com vitória nos pênaltis por 3 a 2. Na decisão, os mineiros foram campeões com vitória sobre o Flamengo.

1993 – Final

  • Grêmio 0 x 0 Cruzeiro (Olímpico)
  • Cruzeiro 2 x 1 Grêmio (Mineirão) – Roberto Gaúcho e Cleison (Cruzeiro); Pingo (Grêmio)

2016 – Semifinal

  • Grêmio 0 x 0 Cruzeiro (Arena do Grêmio)
  • Cruzeiro 0 x 2 Grêmio (Mineirão) – Luan e Douglas

2017 – Semifinal

  • Cruzeiro 1 (3) x (2) 0 Grêmio (Mineirão) – Hudson
  • Grêmio 1 x 0 Cruzeiro (Arena do Grêmio) – Lucas Barrios
  • Títulos do Cruzeiro na Copa do Brasil: 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018
  • Títulos do Grêmio na Copa do Brasil: 1989, 1994, 1997 , 2001 e 2016
Compartilhe