A final da Copa do Brasil está definida! Com um a menos desde o primeiro tempo, o Flamengo segurou empate sem gols com o Corinthians na Neo Química Arena, neste domingo (20/10), e vai enfrentar o Atlético na finalíssima da competição nacional. No jogo de ida, o rubro-negro venceu por 1 a 0, no Maracanã e ficou com o placar agregado em vantagem para avançar.
O roteiro escrito pelos cariocas foi heroico e emocionante. O atacante Bruno Henrique foi expulso aos 28 minutos do primeiro minutos depois de dar solada na cabeça de Matheuzinho. A partida daí, o Flamengo se fechou e se concentrou no contra-ataque. O Timão não conseguiu se impor e não liquidou as chances – bom para o rubro-negro, que soube segurar a vantagem do primeiro jogo.
A explosão na Neo Química Arena foi dos visitantes – que cantaram e comemoram a classificação à final. Na decisão, o Flamengo vai encontrar um rival histórico – o Atlético, que empatou com o Vasco por 1 a 1 (agregado 3 a 2), em São Januário, nesse sábado (19/10), e garantiu a vaga.
As finais estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro (ida e volta). Os mandos de campo ainda serão definidos em sorteio nesta quinta-feira (24/10) pela CBF.
O jogo
Em busca da virada, o Corinthians tentou partir para cima no começo. A equipe até rondou a área, mas sofreu para encontrar espaços para finalizar.
Do outro lado, o Flamengo chegou ao ataque pela primeira vez aos oito minutos e deu um susto na torcida alvinegra. Arrascaeta cobrou falta com veneno e Alex Sandro desviou para o fundo da rede. A arbitragem, contudo, anulou o gol por impedimento.
Os mandantes finalizaram pela primeira vez aos 17. Matheus Bidu tabelou pela esquerda e soltou uma pancada para a defesa de Rossi. 10 minutos depois, os paulistas ficaram com um a mais em campo. Bruno Henrique deu uma solada na cabeça de Matheuzinho e Daronco apresentou o cartão vermelho direto.
Apesar da vantagem numérica, o Timão não conseguiu se impor em Itaquera. A equipe de Ramón Díaz pouco assustou os flamenguistas. A melhor chance saiu aos 47, em cabeçada de Charles que passou pelo lado.
Segundo tempo
O Corinthians voltou mais aceso do intervalo e quase abriu o placar com apenas um minuto. Yuri Alberto foi acionado na área e, pressionado pela marcação, testou para boa intervenção de Rossi. O atacante tentou de novo logo na sequência. Desta vez, recebeu ótimo passe de Romero e, sem muito ângulo, bateu de bico nas mãos do goleiro.
Aos 14, o duelo voltou a se repetir. Desta vez, Yuri Alberto dominou no peito e emendou um belo voleio. Atento, o arqueiro argentino voou para espalmar e evitar o golaço.
A partir de então, o Flamengo conseguiu dar uma esfriada na pressão do Corinthians. Aos 40, aliás, os cariocas quase marcaram. Gerson apareceu sozinho na entrada da área, deu lindo drible e bateu colocado. A bola passou raspando a trave.
O Alvinegro, por sua vez, voltou ao ataque no lance seguinte. Giovane disparou pela direita, cortou para o meio e arrematou para a defesa de Rossi.
Nos minutos finais, o Corinthians tentou se lançar inteiro ao ataque, mas nada foi suficiente para mudar o placar e evitar a ida do Flamengo para a final da Copa do Brasil.
CORINTHIANS 0 X 0 FLAMENGO
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 20 de outubro de 2024, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Wagner Reway (ES)
Cartões amarelos: Gustavo Henrique, Pedro Henrique (Corinthians); Gerson, Pulgar (Flamengo)
Cartão vermelho: Bruno Henrique (Flamengo)
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho (Giovane), André Ramalho, Gustavo Henrique (Félix Torres) e Matheus Bidu; José Martínez (Carille), Charles (Igor Coronado) e Rodrigo Garro; Talles Magno (Pedro Henrique), Romero e Yuri Alberto
Técnico: Ramón Díaz
FLAMENGO: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Pulgar, De La Cruz (Alcaraz), Gerson e Arrascaeta (Plata); Bruno Henrique e Gabigol (Fabrício Bruno)
Técnico: Filipe Luis