A grande maioria dos 16 times classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil está na Série A do Campeonato Brasileiro. Apenas quatro equipes “desafiam” a predominância da elite na competição – uma da Série B e uma “zebra” da Série C.
Só um time da Segunda Divisão tinha a classificação esperada: o Athletico-PR. Rebaixado no ano passado, o rubro-negro paranaense é o favorito ao título da B deste ano por ser o clube com maiores investimentos na montagem de elenco.
No embate da terceira fase da Copa do Brasil, o Furacão era a única equipe de divisões inferiores cotada como favorita, já que enfrentava o Brusque, da Série C. E o favoritismo foi concretizado. Na ida, em Joinville, em Santa Catarina, ficou tudo igual. Mas na volta, na Ligga Arena, o Athletico venceu por 1 a 0 com gol “relâmpago” marcado com um minuto de partida e avançou para as oitavas.
O outro representante da Série B surpreendeu um gigante. O CRB desbancou o Santos no retorno de Neymar, nesta quinta-feira (22/5) e venceu nos pênaltis com brilho do goleiro Matheus Albino. No tempo normal, o embate ficou empatado por 1 a 1 na ida, na Vila Belmiro, em Santos; e na volta, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
Um dos dois representantes da Série C nas oitavas é o CSA, arquirrival do CRB. Ao contrário do rubro-negro paranaense, o time alagoano, atual nono colocado da “Terceirona”, protagonizou “zebra” ao eliminar de forma surpreendente o gigante Grêmio – venceu na ida, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, por 3 a 2; e empatou por 0 a 0 na volta, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O outro representante da Terceira Divisão é o Retrô, que também conseguiu “zebra” ao desbancar um time da Série A. Atual campeão da Série D e 12º colocado na C, o time pernambucano eliminou o Fortaleza com vitória por 4 a 1 nos pênaltis nessa quarta (21/5), em pleno Castelão, em Fortaleza, para ir às oitavas pela primeira vez na história. No tempo normal, tanto na ida, na Arena Pernambuco, quanto na volta, houve empate por 1 a 1.
Veja os times classificados
- Vasco
- Athletico-PR
- São Paulo
- CSA
- Retrô
- Fluminense
- Bahia
- Flamengo
- Atlético
- Corinthians
- Internacional
- Cruzeiro
- Palmeiras
- Botafogo
- Bragantino
- CRB
Resultados da terceira fase da Copa do Brasil
Terça-feira, 20/5
- Vasco 1 x 1 Operário (ida 1 x 1; nos pênaltis, 7 x 6)
- Athletico-PR 1 x 0 Brusque (ida, 0 x 0)
- Náutico 1 x 2 São Paulo (ida, 1 x 2)
- Grêmio 0 x 0 CSA (ida, 2 x 3)
Quarta-feira, 21/5
- Fortaleza 1 x 1 Retrô (ida, 1 x 1; nos pênaltis, 1 x 4)
- Aparecidense 1 x 4 Fluminense (ida, 0 x 1)
- Bahia 4 x 0 Paysandu (ida, 1 x 0)
- Flamengo 4 x 2 Botafogo-PB (ida, 1 x 0)
- Atlético 4 x 0 Maringá (ida, 2 x 2)
- Corinthians 1 x 0 Novorizontino (ida, 1 x 0)
Quinta-feira, 22/5
- Maracanã 0 x 3 Internacional (ida, 0 x 1)
- Vila Nova 0 x 3 Cruzeiro (ida, 0 x 2)
- Palmeiras 3 x 0 Ceará (ida, 1 x 0)
- Capital 1 x 0 Botafogo (ida, 0 x 4)
- Bragantino 6 x 0 Criciúma (ida, 0 x 1)
- CRB 0 x 0 Santos (ida, 1 x 1; nos pênaltis, 5 x 4)