As quartas de final da Copa do Brasil contam com Athletico-PR, Atlético, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco, mas apenas um desses clubes pode dizer que é “acostumado” com a fase nos últimos cinco anos. Entre 2021 e 2025, somente o Furacão esteve entre os oito melhores da competição de mata-mata em todas as edições.
O Athletico-PR chegou às quartas de final da atual temporada em meio a campanha irregular na Série B do Campeonato Brasileiro. O único representante da Segunda Divisão – está em 12º – que segue vivo na Copa do Brasil eliminou Pouso Alegre-MG, Guarany-RS, Brusque-SC e São Paulo, nos pênaltis, até se garantir nas quartas pela quinta vez seguida.
Só que as lembranças mais recentes dos torcedores paranaenses param justamente nesta fase. Em 2022, 2023 e 2024, o Athletico-PR caiu nas quartas de final – diante de Flamengo (2x) e Vasco. A melhor memória é de quando essa boa sequência começou: em 2021, o time disputou a final e ficou na segunda colocação – perdeu para o Atlético.
O bom desempenho “copeiro” do Furacão ainda quebrou uma série de cinco idas seguidas às quartas de final. O São Paulo esteve entre os oito melhores entre 2020 e 2024, mas caiu para o próprio Athletico-PR. Uma série ainda maior que chegou ao fim foi do Flamengo: o atual campeão havia atingido às quartas em oito temporadas consecutivas, mas foi eliminado pelo Galo neste ano e está fora.
O clube que mais se aproxima do Athletico-PR no atual recorde é o Corinthians. A equipe paulista disputou as quartas de final nas últimas quatro edições da Copa do Brasil e, assim como o Athletico-PR – campeão em 2019 -, busca voltar à glória: o Timão venceu o torneio em 1995, 2002 e 2009.
Times que chegaram às quartas de final da Copa do Brasil entre 2021 e 2025
- 2021: Athletico-PR, Atlético, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Santos e São Paulo
- 2022: América, Athletico-PR, Atlético-GO, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e São Paulo
- 2023: América, Athletico-PR, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo
- 2024: Athletico-PR, Atlético, Bahia, Corinthians, Flamengo, Juventude, São Paulo, Vasco
- 2025: Athletico-PR, Atlético, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco