Rivais no clássico entre Atlético e Cruzeiro, o técnico Cuca e o atacante Kaio Jorge se conhecem de longa data. Em 2018, o comandante alvinegro foi o responsável por dar a primeira chance ao artilheiro celeste, que estreou pelo Santos aos 16 anos.
O jogo que marcou o início da carreira profissional do camisa 19 celeste ocorreu em 30 de setembro daquele ano. Na oportunidade, o então jovem foi acionado aos 36 minutos do segundo tempo no lugar do atacante Bruno Henrique, na vitória do Peixe por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, na Vila Belmiro, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“Hoje foi minha estreia pelo Santos, clube que me formou e hoje me deu a oportunidade de iniciar uma história como jogador profissional. Não há palavras que descrevam esse sentimento, apenas a gratidão e o compromisso de que a cada dia vou me dedicar mais e mais para honrar esse manto”, publicou Kaio Jorge, na época.
Esse foi o único jogo em que o atacante teve oportunidade em 2018. Ele embalou de vez no Santos de Cuca a partir de 2019. Sob o comando do técnico, disputou 37 partidas e marcou sete gols. Em 2021, foi vendido à Juventus-ITA por aproximadamente R$ 41,5 milhões.
Troca de elogios
No início de 2021, o atacante não poupou palavras positivas ao falar sobre a parceria com Cuca. “Eu vejo mais ele do que meu pai, para falar a verdade. O Cuca me ajudou bastante desde que eu subi. Ele ajuda bastante os jovens, está sempre aconselhando a gente, tranquilizando em momentos difíceis”, afirmou.
Na mesma época, o treinador também elogiou o atacante. O atual comandante do Atlético destacou o amadurecimento do jovem e a participação para além dos gols.
“Kaio Jorge é um jogador que vem subindo de produção jogo a jogo e treino a treino. É referência para nós apesar da pouca idade. Amadureceu, faz importantes funções. (…) Estamos muito felizes com o Kaio. Não se preocupa apenas em fazer gol, compõe taticamente e encorpa nossa equipe”, disse o técnico.
Números de Kaio Jorge com Cuca (2018; 2020-2021)
- 37 jogos
- 31 como titular
- 7 gols marcados
- 1 assistência
Números do Santos com Kaio Jorge sob o comando de Cuca
- 17 vitórias
- 11 empates
- 9 derrotas
- 56 gols marcados
- 41 gols sofridos
Atlético x Cruzeiro
De volta ao Atlético, Cuca comandou a equipe em 44 jogos na temporada. São 22 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.
Já Kaio Jorge está no Cruzeiro desde o ano passado. O atacante tem 24 gols e sete assistências pelo clube – números que o colocaram na lista de convocados da Seleção Brasileira.
Galo e Raposa se enfrentam nesta quarta-feira (27/8), às 19h30, na Arena MRV, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.