A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma série de mudanças no formato da Copa do Brasil nessa quarta-feira (1°/10). Uma das novidades a partir de 2026 é a final disputada em jogo único. Jornalista da Globo, Ana Thaís Matos criticou a decisão, no programa Seleção, do SporTV.
“Sobre a Copa do Brasil em final única, eu sou muito contra. Primeiro, a gente vai ter uma geração de torcedores que não vão ter a oportunidade de ver o time jogar uma decisão de Copa do Brasil como mandante”, iniciou.
“Essa final única, para mim, abala um pouco a razão de ser da Copa do Brasil. A fase mata-mata acaba afunilando, chegando praticamente os mesmos que estão definindo outros campeonatos, e você tem uma final única, que é igual à Libertadores, que já é elitista pra caramba, e a gente reproduziu a mesma coisa na Copa do Brasil”, concluiu.
Outras mudanças também serão aderidas na Copa do Brasil: o aumento de participantes, que chegará a 126 equipes na disputa; as quatro primeiras fases serão decididas em apenas um jogo; as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro vão entrar apenas na quinta fase.
CBF cria novo torneio
Junto às transformações anunciadas pela CBF, também foi apresentada a criação de um novo torneio regional: a Copa Sul-Sudeste. A competição contará com 12 clubes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e só participarão equipes que não vão disputar competições da Conmebol.