A final da Copa do Brasil de 2025 colocará frente a frente duas das maiores torcidas do país em um confronto inédito valendo a taça. Embora Vasco e Corinthians já tenham protagonizado duelos históricos em mata-matas – como no Mundial de Clubes de 2000 e na Libertadores de 2012 -, esta será a primeira vez que as equipes decidem o torneio nacional.
O embate marca também o quinto capítulo da “guerra” interestadual entre Rio de Janeiro e São Paulo em finais de Copa do Brasil. O retrospecto mostra uma situação curiosa. São três vitórias para os paulistas, sendo duas com times do interior, e uma para os cariocas.
Agora, o Corinthians entra em campo para tentar ampliar essa hegemonia estadual, enquanto o Vasco tem a missão de diminuir a desvantagem histórica do Rio de Janeiro.
São Paulo x Rio de Janeiro na final da Copa do Brasil
O duelo entre os estados na decisão da Copa do Brasil demorou a acontecer, mas, quando ocorreu, trouxe surpresas. As duas primeiras vezes foram marcadas por “zebras” do interior paulista calando o Maracanã e São Januário. Já a era recente trouxe o peso dos gigantes.
Confira as decisões:
2004: Santo André (SP) x Flamengo (RJ)
Em uma das maiores surpresas da história da competição, o Santo André calou o Maracanã. Após empatar por 2 a 2 no jogo de ida, no Palestra Itália, o time do ABC paulista venceu o Flamengo por 2 a 0 no Rio de Janeiro e levantou a taça.
2005: Paulista (SP) x Fluminense (RJ)
No ano seguinte, a história se repetiu. O Paulista de Jundiaí venceu o Fluminense por 2 a 0 em casa e segurou o empate por 0 a 0 em São Januário, garantindo o título inédito sobre os cariocas.
2022: Flamengo (RJ) x Corinthians (SP)
O primeiro duelo de gigantes do eixo Rio-SP na final ocorreu recentemente. Após empates por 0 a 0, na Neo Química Arena, e 1 a 1 no Maracanã, o Flamengo levou a melhor diante do Corinthians nos pênaltis, vencendo por 6 a 5.
2023: São Paulo (SP) x Flamengo (RJ)
O troco paulista veio no ano seguinte. O São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã e empatou por 1 a 1 no Morumbi, conquistando o primeiro título na competição e igualando o placar interestadual recente.
Raio-X dos finalistas: a busca pelo bi e pelo tetra
Além da rivalidade estadual, a final de 2025 coloca na mesa o peso das camisas e o histórico de conquistas de cada clube na competição.
Corinthians (3 títulos)
O Timão chega à decisão buscando o tetracampeonato. O clube paulista venceu a Copa do Brasil em:
- 1995 (contra o Grêmio)
- 2002 (contra o Brasiliense)
- 2009 (contra o Internacional)
Vasco (1 título)
O Gigante da Colina busca o bicampeonato. O clube carioca venceu a Copa do Brasil em:
- 2011 (contra o Coritiba)
Calendário da final
O primeiro jogo da final entre Corinthians e Vascoserá na próxima quarta-feira (17/12), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo.
A partida de volta, no Maracanã, no Rio de Janeiro, será no domingo (21/12), às 18h30.