Adversário do América na Copa do Brasil, o Maringá é um clube recente, criado em 2010. Em pouco tempo, o time já disputa a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense e tem o objetivo de chegar à Série B do Campeonato Brasileiro nos próximos anos. É também o principal time da cidade paranaense e deve contar com o apoio dos torcedores em peso. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (28/2), às 19h15, no estádio Willie Davids, pela primeira fase da Copa do Brasil.
No ano da fundação, o Maringá conseguiu o acesso à Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol. O crescimento do clube foi quase instantâneo. No ano seguinte, disputou a semifinal da Segunda Divisão, mas o título da competição veio apenas em 2013. Em 2014, estreou na Primeira Divisão. O time chegou à grande decisão, mas acabou com o vice-campeonato.
Com a boa campanha no Estadual, o time garantiu a participação pela primeira vez na Série D do Campeonato Brasileiro, mas em função de reformulação, foi eliminado ainda na primeira fase.
O Maringá estreou na Copa do Brasil em 2015. Na primeira fase, o time eliminou o Madureira-RJ. Já na segunda fase, enfrentou o Santos, que na época ainda contava com nomes como Robinho e Elano. A equipe acabou eliminada.
Desde então, o clube oscilou entre a Primeira e Segunda Divisão do Paranaense. Pela Série D, o time nunca conseguiu avançar às oitavas de final. Contudo, o objetivo é alto: chegar à Série B. Em entrevista ao Ge, o presidente João Vitor Mazzer destacou a importância de investir no crescimento do clube.
“Objetivo dos próximos anos é alcançar a Série B do Brasileiro. Essa é a nossa meta já há algum tempo, desde que começamos o trabalho na segunda divisão do Paranaense em 2020. Ideia é também jogar a Copa do Brasil todos os anos, porque é importante financeiramente”, disse.
O ano de 2022 foi o mais importante da história do Maringá. O tricolor chegou à final do Campeonato Paranaense, mas foi superado pelo Coritiba. No mesmo ano, o clube ainda se tornou Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Estádio
O Estádio Regional Willie Davids, com capacidade para 16.226 mil pessoas, conhecido como WD, ironicamente, leva o nome de uma personalidade política importante para a cidade vizinha, Londrina.
No futebol, os times rivalizam. Conhecido como “clássico do Café”, o confronto entre Londrina e Maringá movimenta as maiores cidades do interior do Paraná. Fundadas em épocas próximas, as vizinhas ficam a cerca de 90 km uma da outra. Enquanto Maringá tem cerca de 403 mil habitantes, Londrina tem 575 mil.
Willie Davids foi o primeiro prefeito de Londrina. Ele governou a cidade entre 1935 e 1940. Além de político, foi funcionário da Companhia de Terras Norte do Paraná, que colonizou Maringá. O estádio é posse do estado e é administrado pela prefeitura da cidade.
Com a extinção do Galo de Maringá, em 2008, os torcedores passaram a apoiar o Maringá em 2010, logo quando foi criado. Em 2022, o Maringá teve a maior média de público do interior no Campeonato Paranaense. Foram 7.370 torcedores por jogo.
Mascote
A mascote do clube é um cachorro. Mas nem sempre foi assim. Nos primeiros anos, o time escolheu a zebra para representar o clube. O simbolismo foi para homenagear um antigo presidente da agremiação, que era conhecido como “Zebrão”. Mas em 2018, o rompimento com a presidência fez tudo mudar.
A nova escolha é curiosa e envolve a participação direta da torcida. Com a ideia de reformular a mascote e dar nova identidade ao clube, a diretoria decidiu pelo cachorro. Mas a decisão do nome foi por votação popular e acabou apelidado de “Dogão”.
O nome faz alusão a um lanche que faz parte da cultura maringaense. O sanduíche prensado, que leva o nome de “Cachorrão” foi o que inspirou a escolha.