O América conheceu nesta quarta-feira (28/1) o início da própria trajetória na Copa do Brasil de 2026. O Coelho começa a disputar o torneio na segunda fase, cujos confrontos foram sorteados na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
O alviverde enfrentará o vencedor do confronto entre Tirol-CE e América-SE, que se enfrentarão pela primeira fase entre 18 e 19 de fevereiro – a data ainda será confirmada pela CBF. A equipe que se classificar jogará no Independência contra o Coelho.
Como o duelo da segunda fase será disputado em jogo único, seguirá vivo na competição o time que ganhar no tempo normal. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
Regulamento da Copa do Brasil de 2026
A Copa do Brasil 2026 terá um formato bem diferente dos anos anteriores. Com base no regulamento da competição, o No Ataque mostra a seguir a explicação sobre cada fase.
A Confederação estabeleceu três critérios na distribuição das 126 agremiações.
- Critério 1: 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro
- Critério 2: quatro vagas para os clubes campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e das Séries C e D do Campeonato Brasileiro em 2025
- Critério 3: 102 vagas para os classificados nas competições estaduais de 2025, excluídos os clubes dos critérios 1 e 2
A 1ª fase terá os 28 clubes mais mal posicionados no ranking da CBF. Dentro desse recorte, a equipe de colocação superior (1º) jogará contra a última (28º), a segunda pegará a 27ª, a terceira medirá forças com a 26ª e assim por diante.
Na 2ª fase, os 14 vencedores da primeira etapa se juntarão a 74 clubes previamente qualificados pelo Critério 3. Os confrontos foram definidos pelo sorteio desta quarta-feira.
A 3ª fase terá os 44 ganhadores da segunda fase
Na 4ª fase entram as equipes do Critério 2 – Confiança (vice-campeão da Copa do Nordeste, já que o Bahia entra na quinta fase por estar na Série A), Paysandu (campeão da Copa Verde), Ponte Preta (campeã da Série C) e Barra (campeão da Série D). Esses quatro times se juntarão aos 22 oriundos da terceira etapa.
A 5ª fase terá 32 participantes – os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e os 12 vencedores da quarta fase. A CBF separará as equipes em dois potes: os integrantes do bloco 1 (1º ao 16º lugar no ranking) enfrentarão os do bloco 2 (17º ao 32º). A partir dessa etapa haverá jogos de ida e volta até as semifinais.
Na 6ª fase, correspondente às oitavas de final, os 16 clubes poderão se enfrentar.
Na 7ª fase (quartas de final), os oito clubes poderão se enfrentar.
O sorteio das quartas de final definirá previamente os embates das semifinais (8ª fase).
A decisão (9ª fase) ocorrerá em jogo único e em local definido pela CBF.