A missão é clara: abrir vantagem em casa para decidir com mais “leveza” fora. Em ótima fase, o Atlético tenta ampliar sequência invicta diante do Sport, na Arena MRV, em jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O No Ataque traz todas as informações sobre a partida a ser disputada a partir das 21h30 desta terça-feira (30/4): onde assistir ao vivo, prováveis escalações, declarações e muito mais.
Desde a chegada do técnico argentino Gabriel Milito, o Galo não sabe o que é perder. A sequência conta com seis vitórias e três empates e teve título do Campeonato Mineiro, arrancada “perfeita” na Copa Libertadores e início promissor na Série A do Campeonato Brasileiro.
No último sábado (27/4), mesmo com time misto, o Atlético dominou e venceu o Cuiabá na Arena Pantanal, em Cuiabá, por 3 a 0. O duelo foi disputado pela quarta rodada do Brasileirão.
Oponente alvinegro, o Sport também vive excelente momento. São 13 jogos sem derrotas sob o comando do também argentino Mariano Soso, com título do Campeonato Pernambucano, vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro e classificação à semifinal da Copa do Nordeste.
Na última sexta-feira (26/4), o Leão da Ilha superou o Vila Nova na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, por 2 a 0. O embate foi válido pela segunda rodada da Série B.
Confronto tem história na Copa do Brasil
Atlético e Sport já se enfrentaram pela Copa do Brasil em quatro temporadas: 1995, 2002, 2003 e 2010. O retrospecto é favorável ao Galo, que se classificou em três dessas oportunidades (1995, 2002 e 2010).
Os confrontos ocorreram, em ordem: pela primeira fase, pela segunda fase, pelas quartas de final e pelas oitavas de final do torneio mata-mata. No último deles, em 2010, o Atlético venceu as duas partidas: por 1 a 0 em casa e por 2 a 0 fora.
Em 2024, o jogo de volta entre as equipes será disputado na Arena Pernambuco. O duelo ocorrerá a partir das 19h do dia 22 de maio.
Atlético ostenta sequência invicta diante do Sport
O Galo está invicto diante do Leão sob seus domínios neste século, segundo números do oGol. A última derrota ocorreu em novembro de 2000 e foi a pior do clube na história do confronto.
No Mineirão, o time mineiro foi goleado por 6 a 0 pelo Sport, na primeira fase da Copa João Havelange – nome do Campeonato Brasileiro na época. Leonardo marcou cinco gols, e Taílson fez o outro.
Desde então, foram 16 jogos disputados com o Atlético como mandante e 13 vitórias do alvinegro, além de três empates. O último deles foi em 2021, pela Série A. Diego Costa, Hulk e Eduardo Vargas marcaram os gols do triunfo dos donos da casa por 3 a 0 no Gigante da Pampulha.
O retrospecto positivo em casa vai além do século. Em 28 jogos oficiais, o Galo venceu o Sport 18 vezes, empatou oito e perdeu apenas duas. A outra derrota aconteceu em 1993, pelo Brasileiro.
Atlético x Sport: onde assistir ao vivo
O duelo pela terceira fase da Copa do Brasil terá transmissão exclusiva na TV fechada e por serviço de assinatura na TV fechada (pay-per-view).
- SporTV
- Premiere
Atlético x Sport: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela Copa do Brasil. Veja também os desfalques de Atlético e Sport.
Atlético
Sem novas baixas, a tendência é que o técnico Gabriel Milito escale o Atlético com força máxima diante do Sport. No fim de semana, contra o Cuiabá, o argentino teve a oportunidade de preservar peças importantes na vitória pelo Campeonato Brasileiro.
Costumeiramente titulares, o zagueiro Jemerson, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Rodrigo Battaglia e o atacante Hulk foram poupados diante do Dourado – o “super-herói” alvinegro sequer chegou a viajar ao Mato Grosso. O quarteto deve retornar ao 11 inicial do Galo no embate contra o Sport.
A principal dúvida na escalação do Atlético está relacionada justamente à utilização de Battaglia – como zagueiro, como foi acionado em compromissos recentes, ou como volante. No segundo caso, ele pode entrar na vaga de Otávio ou Alan Franco, dando espaço a Bruno Fuchs (ou Mauricio Lemos) na defesa.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia, Battaglia (Bruno Fuchs ou Mauricio Lemos), Jemerson e Guilherme Arana; Otávio (Battaglia), Alan Franco (Battaglia), Zaracho e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk
- Pendurados do Atlético: não há
- Desfalques do Atlético: Rubens (entorse no joelho esquerdo) e Paulo Vitor (ruptura de ligamentos no tornozelo esquerdo)
Sport
O técnico Mariano Soso conta com um retorno importante no Sport para enfrentar o Atlético. Trata-se do atacante Chrystian Barletta, que viajou com a delegação do Leão para Belo Horizonte após se recuperar de um desconforto muscular.
- Provável escalação do Sport: Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabricio Domínguez (Chrystian Barletta), Tití Ortíz (Fábio Matheus) e Lucas Lima; Romarinho e Gustavo Coutinho
- Pendurado do Sport: Fabricio Domínguez
- Desfalques do Sport: Dênis (procedimento cirúrgico no joelho esquerdo), Pedro Martins (desconforto na coxa esquerda), Alan Ruiz (desconforto na coxa esquerda) e Zé Roberto (procedimento cirúrgico no joelho esquerdo)
Atlético x Sport: os personagens
Paulinho, atacante do Atlético: “Todo jogo a gente entra como se fosse uma final. O Milito vem passando isso para a gente no dia a dia, no preparo de todos os jogos. Isso é importante para manter a gente sempre com o alerta ligado, com sentimento de urgência. Sabendo que cada competição tem seu valor, que é muito importante. O Galo entra em todas as competições para brigar por título. Então, vai ser mais um jogo duro, mais um jogo difícil de mata-mata. A gente está muito preparado para enfrentar essa batalha e sair vitorioso, com muito trabalho.”
Mariano Soso, técnico do Sport: “Dividimos intenções. Ele (Gabriel Milito) joga muito com o instrumento mais importante que nós pensamos que tem o jogo, que é a bola. Constrói muito. É um treinador que tenta recuperar a bola em prazos curtos. Nós temos que colocar o foco da atenção em nossas virtudes e ter capacidade de neutralizar as virtudes que eu acredito que o adversário tem.”
Atlético x Sport: arbitragem
- Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
- Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)