COPA DO BRASIL

Atlético x Vasco: duelo já teve pênaltis e ‘jogo maluco’ na Copa do Brasil

Confrontos entre as equipes no torneio mata-mata teve viradas e falha de goleiro campeão do mundo na década de 1990
Foto do autor
Compartilhe

Atlético e Vasco voltam a se enfrentar na Copa do Brasil após 29 anos nesta quarta-feira (2/10), às 19h15, na Arena MRV, pela ida das semifinais. As equipes já se encontraram duas vezes na competição, com direito à disputa de pênaltis e um ‘jogo maluco’ no Mineirão.

O primeiro confronto foi nas quartas de final de 1994. Na ida, o Galo até saiu na frente, com gol de Clayton, mas o Cruzmaltino conseguiu a virada e venceu por 3 a 1. Gyan, França e Hernande marcaram no São Januário, no Rio de Janeiro.

O jogo de volta foi marcado por emoções e nova virada no Gigante da Pampulha. O Atlético precisava de vitória por dois gols de diferença para ir às semifinais e conseguiu logo nos 12 minutos iniciais, com Éder Aleixo e Gaúcho.

Mas a vantagem durou pouco tempo. Leandro Ávila diminuiu para o Vasco 10 minutos depois e Jardel, ainda na primeira etapa, empatou a partida. França marcou mais um para a equipe carioca, que viu o Galo empatar com Darci. Aos 39’, Hernande deu o gol que garantiu o triunfo para o Cruzmaltino: 4 a 3.

Na semifinal, o time carioca perdeu para o Grêmio, que conquistaria o torneio daquela temporada ao bater o Ceará nas finais.

Decisão por pênaltis

Curiosamente, Atlético e Vasco se encontraram pelo torneio mata-mata no ano seguinte, também pelas quartas de final. Desta vez, os jogos tiveram menos gols. 

A ida foi disputada novamente no Rio de Janeiro, mas terminou com vitória atleticana por 1 a 0, com gol de Carlos. Apesar de decidir no Mineirão, a equipe não conseguiu segurar a vantagem e perdeu por 1 a 0, 

Valdir Bigode, que depois marcaria época no alvinegro, foi o autor do gol. Dentro dos 90 minutos, o Galo reclamou de um toque de mão do zagueiro Paulão dentro da área, que impediu gol de Renaldo.

A decisão, então, foi para os pênaltis. Campeão do mundo no ano anterior, Taffarel falhou no gol de Valdir, mas ainda passava a confiança de um grande goleiro. Do outro lado, Carlos Germano defendia a meta do Vasco.

O apoio da torcida não adiantou, e o Atlético acabou eliminado após os erros de Éder Aleixo e Renaldo nas cobranças. Fim de disputa com derrota por 4 a 1.

O Vasco foi eliminado novamente na fase seguinte, desta vez pelo Corinthians. O Timão venceu o Grêmio na final e ficou com a taça da Copa do Brasil de 1995.

Histórico de Atlético x Vasco na Copa do Brasil

  • Vasco 3 x 1 Atlético (ida das quartas de final) – 1994
  • Atlético 3 x 4 Vasco (volta das quartas de final) – 1994
  • Vasco 0 x 1 Atlético (ida das quartas de final) – 1995
  • Atlético 0 (1) x (4) 1 Vasco (volta das quartas de final) – 1995
Compartilhe