O Atlético se posicionou sobre as ações de Vasco e Corinthians junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). As instituições acionaram o órgão por meio das Medidas Inominadas contra as mudanças de datas nos confrontos de volta das semifinais da Copa do Brasil, que acabaram por antecipar quatro jogos da 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. “Em nada prejudica os dois clubes, que desejam apenas se beneficiar de ter adversários desfalcados de seus jogadores selecionáveis”, argumentou o Galo em nota.
A princípio, o clube tinha informado à reportagem de No Ataque que não iria se pronunciar sobre o tema. Minutos depois, o Atlético divulgou nota com posicionamento oficial.
Inicialmente, os duelos estavam previstos para as datas-base de 16 e 17 de outubro. Agora, a partida decisiva entre Cruzmaltino e Galo será disputada às 18h30 do dia 19 (um sábado), no Rio de Janeiro, enquanto o embate final entre Corinthians e Flamengo ocorrerá às 16h de 20 de outubro (o domingo seguinte), em São Paulo.
Leia a nota do Atlético
“Em relação à decisão da CBF de inverter a data-base das partidas de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil com os jogos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Clube Atlético Mineiro entende que a mudança restabelece os princípios da isonomia, da igualdade de oportunidades e do equilíbrio das disputas, previstos no Regulamento Geral de Competições da CBF.
O Galo lamenta que Vasco e Corinthians tenham acionado o STJD contra a referida alteração, atitude que contraria todos as diretrizes citadas acima, bem como os princípios da ética e do fair play desportivo. A mudança no calendário em nada prejudica os dois clubes, que desejam apenas se beneficiar de ter adversários desfalcados de seus jogadores selecionáveis.
Em seu comunicado aos clubes envolvidos, a CBF informou claramente que a alteração foi feita em virtude da definição de datas dos jogos válidos pelas competições promovidas pela Conmebol, as quais têm prioridade sobre os torneios nacionais, prerrogativa prevista no Regulamento Geral de Competições e no Regulamento Específico da Copa Betano do Brasil 2024.
O Galo acredita ser justo que, em uma etapa importante como uma semifinal de Copa Betano do Brasil, as equipes tenham a possibilidade de contar com os atletas que servem às suas respectivas seleções, inclusive a Seleção Brasileira.“
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atribuiu as alterações especialmente às datas definidas pela Conmebol para as semifinais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. A entidade máxima do futebol brasileiro atendeu pedidos de Atlético e Flamengo, que teriam pouco tempo para recuperar atletas envolvidos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Em nota, a CBF informou sempre priorizar o “aperfeiçoamento e a promoção permanente do futebol brasileiro, em respeito aos princípios do equilíbrio técnico e mérito esportivo”. Vasco e Corinthians se sentiram prejudicados com a decisão.
Leia a nota da CBF sobre as mudanças de datas na Copa do Brasil
“Em função das datas definidas pela CONMEBOL para a Libertadores e Sul-Americana, a CBF ficou impossibilitada de organizar as partidas das semifinais de volta da Copa Betano no Brasil na data originalmente programada para o dia 17 de outubro.
A publicação das tabelas da Libertadores e Sul-Americana pela CONMEBOL, que, por razões de segurança pública da cidade de Buenos Aires, marcou o primeiro confronto de semifinal entre o Club Atlético River Plate e o Atlético Mineiro para o dia 22 de outubro, terça-feira.
Após ouvir os clubes envolvidos e com base no Regulamento Geral de Competições (RGC), a CBF decidiu alterar as datas dos jogos de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil para o final de semana dos dias 19 e 20 de outubro.
Os jogos da rodada do Brasileiro Série A que seriam disputados nos dias 19 e 20 de outubro envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil, serão antecipados para os dias 16 e 17 de outubro.
Outras razões para essa alteração foram:
– a elaboração e ajustes do calendário, buscam sempre o aperfeiçoamento e a promoção permanente do futebol brasileiro, e em respeito aos princípios do equilíbrio técnico e mérito esportivo; e
– reproduzir a experiência anterior bem-sucedida com a modificação dos jogos das fases finais da Copa do Brasil para o fim de semana, permitindo aos clubes participantes condições igualitárias, após a data FIFA do dia 15 de outubro, para que empreguem força máxima, utilizando e recuperando os atletas convocados para as suas Seleções Nacionais, o que valoriza a disputa esportiva nessa fase aguda e decisiva da Competição.“
STJD analisa pedidos
Segundo comunicado do STJD, os pedidos de Vasco e Corinthians foram baseados no artigo 119 do Código Brasileira de Justiça Desportiva (STJD). Na concepção dos clubes, a alteração viola a Lei Geral dos Esportes e ao Regulamento Geral de Competições (RGC). Quando consultados pela CBF, ambos os clubes recusaram a possibilidade de mudanças nas datas das semifinais.
“Art. 119. O Presidente do Tribunal (STJD ou do TJD), perante seu órgão judicante e dentro da respectiva competência, em casos excepcionais e no interesse do desporto, em ato fundamentado, poderá permitir o ajuizamento de qualquer medida não prevista neste Código, desde que requerida no prazo de três dias contados da decisão, do ato, do despacho ou da inequívoca ciência do fato, podendo conceder efeito suspensivo ou liminar quando houver fundado receio de dano irreparável, desde que se convença da verossimilhança da alegação.”
Artigo 119 do CBJD
Na Justiça, Vasco e Corinthians pedem o recebimento das Medidas Inominadas e a concessão de liminar para suspender os efeitos do ofício 2970/2024 emitido pela CBF. A solicitação é pela manutenção das datas dos confrontos de volta conforme anteriormente programado pela entidade.