O Atlético quer conquistar a Copa do Brasil pela terceira vez. Nas semifinais da atual edição, o Galo terá o Vasco como adversário. O primeiro embate entre as equipes ocorrerá nesta quarta-feira (2/10), a partir das 19h15. A seguir, o No Ataque informa os desfalques e as prováveis escalações para o confronto na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Um dos representantes brasileiros na Copa Libertadores de 2024, o Atlético entrou diretamente na terceira fase da Copa do Brasil. Para chegar às semifinais, o time alvinegro precisou eliminar Sport, CRB e São Paulo.
Já o Vasco disputa a Copa do Brasil desde a primeira fase. O Cruzmaltino precisou passar por Marcílio Dias, Água Santa, Fortaleza, Atlético-GO e Athletico-PR para chegar às semifinais.
Retornos e desfalques do Atlético
Na manhã da última segunda-feira (30/9), o zagueiro Lyanco, o volante Otávio e o atacante Paulinho treinaram normalmente na Cidade do Galo. Os três haviam sido desfalques no fim de semana, contra o Palmeiras, e devem ser titulares diante do Vasco.
Por outro lado, o Atlético não poderá contar com o volante Fausto Vera, ex-Corinthians, e o atacante Deyverson, ex-Cuiabá. Ambos já haviam defendido os ex-clubes na atual edição da Copa do Brasil e ficam de fora em virtude do regulamento.
No departamento médico do clube mineiro, quatro nomes seguem em recuperação. São eles: o lateral-direito Saravia (lesão na coxa direita), o meio-campista Zaracho (cirurgia para correção de hérnia do esporte na região inguinal), o meia-atacante Bernard (ruptura do ligamento colateral medial do joelho direito) e o atacante Alisson (lesão na coxa esquerda).
Saravia não poderia atuar de qualquer maneira, já que terá de cumprir suspensão automática na Copa do Brasil. Entre os lesionados, o lateral argentino e Alisson são os mais próximos do retorno aos gramados.
Provável escalação do Atlético
A principal dúvida na formação alvinegra é sobre o substituto de Bernard. Igor Gomes aparece como alternativa mais provável por ser um atleta da posição, enquanto Rubens surge como outro candidato. Milito já acionou atacantes nesta função – abrindo, portanto, espaço para que Eduardo Vargas também se coloque como opção para a vaga.
Em relação ao jogo contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, o Galo deve ter pelo menos quatro mudanças. São elas: Lyanco na vaga de Bruno Fuchs, pelo lado direito da defesa; Guilherme Arana no lugar de Rubens, pelo lado esquerdo; Otávio no espaço de Fausto Vera, no meio-campo, e Paulinho na vaga de Deyverson, no ataque.
Dessa forma, a provável escalação do Atlético para enfrentar o Vasco tem: Everson; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Igor Gomes (Rubens ou Eduardo Vargas); Paulinho e Hulk.
Desfalques do Vasco
Ao todo, o Vasco tem seis desfalques para o duelo contra o Atlético. São eles: o volante Jair (transição final após rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), o meio-campista Estrella (cirugia no menisco do joelho direito) e os atacantes David (rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Adson (fratura por estresse na tíbia direita), Paulinho (rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e Rayan (suspenso).
Provável escalação do Vasco
Há várias interrogações na escalação do Cruzmaltino. O técnico Rafael Paiva tem dúvidas especialmente no meio-campo e nas pontas do ataque para a formação da equipe carioca.
Assim, a provável escalação do Vasco para enfrentar o Atlético tem: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Léo (Maicon) e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho (Sforza) e Coutinho (Payet); Jean David (Emerson Rodriguez), Puma Rodríguez (Emerson Rodriguez) e Vegetti.