O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu, nesta sexta-feira (11/10), que as datas de Vasco x Atlético e Corinthians x Flamengo, pela volta das semifinais da Copa do Brasil, serão mantidas.
A decisão foi unânime no julgamento. Desta forma, o Galo encara o Cruzmaltino em 19 de outubro, sábado, às 18h30, em São Januário, no Rio de Janeiro. Já o Timão receberá o rubro-negro no dia seguinte, às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Inicialmente, os duelos estavam previstos para as datas-base de 16 e 17 de outubro. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou pela mudança, atendendo os pedidos de Atlético e Flamengo, que teriam pouco tempo para recuperar atletas envolvidos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. De acordo com nota emitida pela entidade, a decisão se deu “após ouvir os clubes envolvidos”, em razão do calendário da Conmebol.
Corinthians e Vasco, então, entenderam que essa decisão beneficiaria os rivais e por isso acionaram o STJD, mas não obtiveram sucesso. Os pedidos foram baseados no artigo 119 do Código Brasileira de Justiça Desportiva (CBJD). Na concepção dos clubes, a alteração violaria a Lei Geral dos Esportes e ao Regulamento Geral de Competições (RGC).
Os resultados da ida
O Atlético venceu o Vasco de virada por 2 a 1 na ida, disputada na Arena MRV. Com isso, o Galo pode avançar com um empate.
Do outro lado da chave, o Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0 no Maracanã e pode até empatar na partida de volta.