O Atlético decidirá uma final de Copa do Brasil como mandante pela primeira vez. Na tarde desta quinta-feira (24/10), no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou sorteio que definiu a ordem dos mandos de campo da grande decisão entre Galo e Flamengo.
A partida de ida será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, em 3 de novembro. O estádio mais famoso do futebol brasileiro será palco de uma final nacional novamente.
Já o jogo decisivo ocorrerá na Arena MRV, em Belo Horizonte, no dia 10 de novembro. Esta será a primeira decisão nacional disputada no novo estádio do Atlético.
“Estamos muito felizes de estar nessa final. O clube, junto com o grupo, procurou chegar até aqui. Agora é desfrutar com muita responsabilidade e fazer uma grande final”, afirmou o zagueiro Rodrigo Battaglia na sede da CBF.
“A vantagem pode ser notória ou não. Penso que nesta fase chegam as melhores equipes, tanto eles contra nós, penso que somos as melhores equipes. Sempre bom estar acompanhados da nossa torcida, mas serão dois jogos muito especiais. Espero que seja um grande espetáculo”, complementou.
Atlético x Flamengo na final da Copa do Brasil: veja ordem dos mandos de campo
- Fim de semana de 3/11: Flamengo x Atlético – Maracanã, no Rio de Janeiro
- Fim de semana de 10/11: Atlético x Flamengo – Arena MRV, em Belo Horizonte
Na quarta final de Copa do Brasil de sua história, o Atlético fará o jogo de volta em casa pela primeira vez. O Galo havia decidido o título como visitante contra Cruzeiro (2014), Grêmio (2016) e Athletico-PR (2021).
O clube mineiro conquistou o torneio mata-mata pela primeira vez em 2014, diante do arquirrival. Primeiro, com vitória no Independência (2 a 0), em Belo Horizonte, e depois com novo triunfo no Mineirão (1 a 0).
A segunda taça veio em 2021, diante do Athletico-PR. O Atlético goleou o Furacão no jogo de ida (4 a 0), no Mineirão, e voltou a vencer no embate decisivo (2 a 1), na Ligga Arena, em Curitiba.
As trajetórias de Atlético e Flamengo na Copa do Brasil
Finalistas, Atlético e Flamengo iniciaram as jornadas na Copa do Brasil na terceira fase por terem sido dois dos representantes brasileiros na Copa Libertadores.
O Galo precisou eliminar, em ordem, Sport, CRB, São Paulo e Vasco para alcançar a grande decisão. Já o Rubro-Negro Carioca passou por Amazonas, Palmeiras, Bahia e Corinthians para chegar à finalíssima.
O Flamengo almeja o quinto título na Copa do Brasil. A equipe carioca ficou com a taça em 1990, 2006, 2013 e 2022.