A Confederação Brasileira de Futebol recebeu os pedidos para mudar as datas das finais da Copa do Brasil, marcadas para os dois próximos domingos (3 e 10 de novembro) – mesmos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A entidade, contudo, rechaçou a possibilidade.
Portanto, os duelos entre Atlético e Flamengo estão mantidos para as datas previamente agendadas. A ida será neste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A volta, uma semana depois, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Os dois jogos estão marcados para 16h.
Simultaneamente, 4.325.960 inscritos poderão estar em salas de aula em meio à realização das provas.
Neste domingo, dia do jogo de ida, o exame vai de 13h30 às 19h, com 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação.
Na data do jogo de volta, a prova começa às 13h, com término às 18h30. Serão questões de matemática (45) e ciências da natureza (45).
Por que a CBF não mudou datas das finais?
Houve um movimento de estudantes e várias entidades de educação para que a CBF mudasse as datas das finais.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por exemplo, acionou a entidade máxima do futebol brasileiro e alegou que a coincidência de datas “pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores”.
O No Ataque apurou que a CBF analisou a solicitação, mas declinou. A justificativa que circula nos bastidores é que são vários atores envolvidos na final, o que dificultaria esse tipo de mudança em cima da hora.
Uma pessoa consultada pela reportagem citou, por exemplo, os clubes, a TV (Grupo Globo, que exibe os jogos no canal aberto, no SporTV e no Premiere – o Prime Video também tem os direitos de transmissão), as Polícias Militares, o Ministério Público e, por fim, o calendário de datas atribulado do futebol brasileiro.
Houve outras ocasiões, no entanto, em que a CBF conseguiu modificar datas de jogos das competições nacionais. Desta vez, a entidade optou por manter a agenda construída previamente.