COPA DO BRASIL

Flamengo x Atlético terá mais de 1,2 mil policiais no Rio; consulado do Galo faz recomendações

Rio de Janeiro terá operação especial da PMERJ em dia de final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético; veja detalhamento da segurança
Foto do autor
Compartilhe

Enviado especial ao Rio de Janeiro – A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) mobilizará mais de 1.200 policiais para a final da Copa do Brasil, a ser disputada entre Flamengo e Atlético, no Maracanã, a partir das 16h deste domingo (3/11). As autoridades competentes organizaram amplo esquema de segurança para tentar evitar possíveis confrontos entre torcedores na capital carioca.

Segundo a assessoria da PMERJ, a estratégia de policiamento “contempla a escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem, assim como das torcidas organizadas”. Essas rotinas serão conduzidas pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), que também atuará no Maracanã.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública também mobilizará outras unidades especializadas da corporação. Integrantes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) vão trabalhar no jogo.

A organização da segurança ainda contará com monitoramento aéreo por meio do trabalho de Policiais do Grupamento Aeromóvel (GAM), por meio de aeronaves tripuladas e drones. Além disso, equipes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) reforçarão a presença policial nas estações de trens e metrô de São Cristóvão e Maracanã.

O policiamento específico do Bairro do Maracanã, chefiado pelo 6° BPM (Tijuca), também contará com reforço de efetivo. As autoridades garantem policiamento intensificado neste perímetro.

Consulado de torcedores do Atlético no Rio evita encontros

Por meio do Instagram, a Cariogalo, tradicional consulado de torcedores do Atlético no Rio de Janeiro, informou que não fará eventos preparatórios para o confronto com o Flamengo. “Por questões de segurança, sugerimos aos torcedores a irem direto para o Maracanã, chegarem mais cedo e ficarem na rua destinada para torcida visitante”, orienta o grupo.

A Cariogalo ainda sugeriu que os atleticanos com ingressos para a final no Maracanã usem camisas neutras no caminho para o estádio. “Evite fazer ou cair em provocações. Futebol é festa”, frisa a nota.

Flamengo x Atlético na final da Copa do Brasil

Rivais interestaduais, Flamengo e Atlético farão uma final de Copa do Brasil pela primeira vez na história. Campeão em 1990, 2006, 2013 e 2022, o Rubro-Negro Carioca sonha com o penta do torneio. O Galo, por sua vez, ficou com a taça em 2014 e 2021 e quer o tri.

O duelo decisivo entre as equipes será disputado na Arena MRV, casa do Atlético em Belo Horizonte. A bola rolará para a partida decisiva às 16h do dia 10 de novembro (domingo seguinte).

Compartilhe