Enviado especial ao Rio – Atlético e Flamengo se enfrentam a partir das 16h deste domingo (2/11), no Maracanã, pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil. No Rio de Janeiro, a maioria dos torcedores são rubro-negros, mas existem também os cariocas que carregam a paixão pelo time mineiro.
É o caso de André de Oliveira, nascido no Rio de Janeiro, mas que, segundo as próprias palavras, foi escolhido pelo Galo. Em entrevista ao No Ataque, o administrador contou como foi construída a relação com o alvinegro.
“Eu me descobri atleticano, vi que o Galo me escolheu. Na época, ainda nem tinha TV a cabo, a gente não conseguia ver. Sou do Rio, morava no Rio, e a gente não via jogos de Minas. Os jogos que passavam aqui eram todos do Rio. Éramos totalmente influenciados pelo futebol carioca, mas o meu pai era mineiro, de Patrocínio. Torcia para o Fluminense, apesar de Mineiro. Mas sempre quando jogava o Galo ou outros times de Minas, ele torcia muito para os times de Minas.”, iniciou.
Ainda jovem, André assistiu à uma derrota do Atlético para o Flamengo, na semifinal do Campeonato Brasileiro. O resultado negativo, entretanto, não o afastou do Galo, mas sim lhe deu a certeza de que queria fazer parte da Massa Atleticana.
“Eu falo que eu escolhi o time certo. Me lembro a semifinal de 1987: Galo e Flamengo. A gente estava em casa, torcendo muito para o Galo. Naquele jogo, a gente foi desclassificado. O Flamengo passou para a final. Eu tinha 11, 12 anos. Olhei para aquele time e falei: ‘Pô, está aí. Galo eu acho que é um time diferente’. A partir dali, eu comecei a me inteirar mais. Eu tenho um primo que mora em Belo Horizonte, minha madrinha mora em BH. Comecei a me inteirar mais pelo Galo, e vi que realmente o Galo me escolheu. Era para eu ser atleticano mesmo. Hoje, estamos aqui no Rio, com a galera toda da Cariogalo, que é um reduto onde a gente se sente muito acolhido. Estamos aí. Amanhã vai ter de novo, Galo e Flamengo. Tomara que a história seja diferente”
André de Oliveira, 48, administrador
Atlético x Flamengo na final da Copa do Brasil
Ao longo da história, Atlético e Flamengo já se enfrentaram em diversos confrontos decisivos, alguns com final feliz para os mineiros, outros para os cariocas. Agora, mais uma capítulo da rivalidade histórica será escrito.
Pela primeira vez, os dois clubes decidirão um título de Copa do Brasil. A primeira partida será neste domingo, no Maracanã, enquanto a volta ocorre na próxima semana, também em um domingo (10/11), na Arena MRV.
“O Flamengo é um grande rival. Acho que a maior rivalidade interestadual é Galo x Flamengo. Estou muito esperançoso com o Galo, acho que estamos chegando bem. O Milito tem cada vez mais o time na mão, conseguindo colocar cada vez mais o trabalho dele no time. Acredito muito no Milito. Acredito até na vitória amanhã”, falou André de Oliveira sobre a expectativa para a decisão.