ATLÉTICO

Quatro viradas que inspiram Atlético contra o Flamengo na Copa do Brasil

Atlético pode se inspirar no próprio passado para reverter vantagem conquistada pelo Flamengo na final da Copa do Brasil
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético precisará reverter uma vantagem de dois gols contra o Flamengo, no próximo domingo (10/11), na Arena MRV, pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil. Estar nessa situação, entretanto, não é novidade para o time mineiro, que protagonizou viradas heroicas ao longo dos últimos anos.

Nesse domingo (3), o Galo perdeu por 3 a 1 para o time carioca, no Maracanã. Os gols do rubro-negro foram marcados pelo atacante Gabriel Barbosa e pelo meio-campista Arrascaeta, enquanto o centroavante Alan Kardec descontou para o alvinegro.

As quatro viradas que inspiram o Atlético contra o Flamengo

Atlético x Newell’s Old Boys – semifinal da Copa Libertadores 2013

O ano era 2013, e o Atlético ia em busca do primeiro título de Copa Libertadores da história do clube. Em 3 de julho, o alvinegro visitou o Newell’s Old Boys, no Coloso del Parque, na Argentina, pelo primeiro jogo da semifinal.

Derrotado por 2 a 0, o Galo voltou para o Brasil com a dura missão de conseguir a virada para avançar à decisão. E o que parecia improvável foi feito. O Atlético devolveu o placar no Independência, com direito a gol nos acréscimos, e, nas penalidades, garantiu a classificação.

Goleiro do Newell’s Old Boys lamenta eliminação para o Atlético na Libertadores 2013

Atlético x Olimpia – final da Copa Libertadores 2013

Após sete dias da classificação histórica contra o Newell’s, o Galo encarou o Olimpia, em 17 de julho, no Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai, pela final da Libertadores. Mais uma vez, o time mineiro foi derrotado por 2 a 0 e voltou para o Brasil com necessidade de buscar a virada.

A noite de 24 de julho de 2013 ficará marcada para sempre na memória do atleticano. Em um Mineirão lotado, o Galo bateu os paraguaios por 2 a 0, novamente com gol no fim da segunda etapa, e levou a decisão para os pênaltis. Com brilho do goleiro Victor e cobrança adversária na trave, o alvinegro conquistou o título continental.

Atlético venceu Olimpia na final da Libertadores de 2013

Atlético x Corinthians – quartas de final da Copa do Brasil 2014

No ano seguinte ao inédito título da Libertadores, o Atlético buscava vencer outra competição pela primeira vez: a Copa do Brasil. No caminho até o troféu, encontrou o Corinthians, que fez jogo duro nas quartas de final.

Na partida de ida, em São Paulo, o Timão venceu por 2 a 0. O cenário era o mesmo das classificações heroicas de 2013, mas o jogo de volta teve um roteiro diferente.

Logo aos cinco minutos, o centroavante Paolo Guerrero balançou as redes do Mineirão. O Atlético, então, não precisava mais de dois gols, mas sim de quatro – isso porque, naquela época, a Copa do Brasil utilizava os tentos marcados fora de casa como critério de desempate.

Carregado pelos gritos de “eu acredito” que vinham das arquibancadas, o Galo foi para cima do Timão e, aos 43 minutos do segundo tempo, conseguiu o quarto gol, classificando-se à semifinal.

Atlético virou sobre o Corinthians na Copa do Brasil de 2014

Atlético x Flamengo – semifinal da Copa do Brasil 2014

O destino reservou ainda mais uma dura tarefa para o Atlético naquele torneio. E esse talvez seja o melhor exemplo para o clube reverter a vantagem na final desta temporada.

Assim como em 2024, o Atlético encarou o Flamengo na Copa do Brasil de 2014 – naquele ano, entretanto, o embate ocorreu na semifinal. E, como ocorreu nesse domingo (3), o Atlético saiu do Maracanã com dois gols de desvantagem (2 a 0 naquela ocasião).

No jogo de volta, o Mineirão viu novamente o time adversário sair em vantagem, obrigando o Galo a ter que buscar pelo menos quatro gols. E, mais uma vez, a torcida acreditou, e o time conseguiu a virada.

Atlético conseguiu reverter cenário de adversidade contra o Flamengo em 2014

Outros exemplos

O Galo pode se apagar ainda em outros dois exemplos de viradas mais recentes que ficaram marcadas na história do clube – essas dentro de uma mesma partida. Em 2021, o Galo confirmou o título do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, na Fonte Nova, em jogo atrasado da 32ª rodada.

Na ocasião, o alvinegro viu os baianos abrirem 2 a 0 já na metade do segundo tempo. O Galo, então, correu atrás do placar e conseguiu a virada relâmpago, em cerca de quatro minutos.

Outra virada ocorreu neste ano, contra o Cruzeiro, na final do Campeonato Mineiro. Após empatarem por 2 a 2 no primeiro jogo, na Arena MRV, os rivais se enfrentaram no Mineirão, com mando celeste.

A Raposa saiu na frente no início da etapa final, e o Galo, que precisava da virada para ser campeão, passou a correr atrás do prejuízo. Quando o juiz apitou o fim da partida, o placar mostrava vitória atleticana por 3 a 1.

Compartilhe