O Atlético terá uma difícil missão para conquistar a Copa do Brasil no tempo regulamentar: vencer o Flamengo por três ou mais gols de diferença. Prova disso é que apenas um adversário do rubro-negro carioca conseguiu tal feito em 2024.
O Galo saiu em desvantagem na decisão com a derrota por 3 a 1 no domingo (3/11), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com isso, precisará vencer por três ou mais gols de diferença na volta para ficar com a taça.
A única equipe a bater o Flamengo por com tal distância no placar na temporada foi o Botafogo. Em 18 de agosto, o time contou com gols de Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins para golear o rival por 4 a 1 no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na época, o Flamengo ainda era comandado por Tite, que escalou o rubro-negro com Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Allan, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Carlinhos.
E por dois gols de diferença?
O Atlético também pode ficar com o título caso vença o Flamengo por dois gols de diferença. Neste caso, o time mineiro precisa levar a melhor também nas penalidades.
O rubro-negro, no entanto, sofreu apenas duas derrotas neste cenário. Uma delas foi para o próprio Botafogo, no primeiro turno do Brasileiro, quando foi batido por 2 a 0 no Maracanã.
O estádio também foi palco da vitória do Fluminense pelo mesmo placar sobre o Flamengo em outubro, pela Série A. O Flamengo tem 38 vitórias, 14 empates e 13 derrotas, com 102 gols feitos e 46 sofridos.
Inspirações para o Atlético
Se por um lado o Flamengo tem um histórico de derrotas apertadas, o Atlético também tem inspirações recentes. O Galo venceu por três ou mais gols de diferença em nove oportunidades em 2024, sendo apenas duas delas no Campeonato Mineiro.
A última foi contra o River Plate, com o triunfo por 3 a 0 na Arena MRV, pela ida da semifinal da Copa Libertadores. Além dos argentinos, a equipe comandada por Gabriel Milito derrotou os seguintes adversários por tal diferença: Democrata-GV, Ipatinga, Caracas (2x), Cruzeiro, Cuiabá, CRB e RB Bragantino.
O Galo soma 28 vitórias, 19 empates e 16 derrotas na temporada, com 97 gols feitos e 72 sofridos.
A final da Copa do Brasil está marcada para domingo (10/11), às 16h, na Arena MRV.