O Flamengo abriu dois ou mais gols de vantagem na Copa do Brasil em 21 oportunidades e em apenas uma delas foi eliminado. O time a atingir este feito? Justamente o Atlético, que precisa repetir isso para ficar com a taça deste ano.
O Galo foi derrotado por 3 a 1 no jogo de ida, no Maracanã, no domingo (3/11). Com isso, tem de vencer por três ou mais gols para ficar com o troféu ainda no tempo regulamentar.
O alvinegro conseguiu façanha semelhante em 2014, quando encarou o Flamengo na semifinal. Assim como nesta temporada, o time mineiro saiu do Maracanã com dois gols de desvantagem (2 a 0 naquela ocasião).
No jogo de volta, o Mineirão viu o time adversário sair em vantagem, obrigando o Galo a ter que buscar pelo menos quatro gols. No embalo do “Eu acredito”, o Atlético venceu o rival interestadual por 4 a 1, gols de Carlos, Maicosuel, Dátolo e Luan.
A diferença é que naquela época ainda havia o gol qualificado como visitante. Ou seja, ao sofrer o primeiro gol, o Atlético se viu obrigado a marcar quatro para se classificar, já que o 3 a 1 seria favorável ao Fla.
Flamengo quase eliminado
Em apenas outras duas oportunidades o Flamengo esteve próximo de ser eliminado da Copa do Brasil após abrir dois gols de vantagem na ida. Em 1989, o rubro-negro venceu o Corinthians por 2 a 0 na ida e foi derrotado por 4 a 2 na volta.
O cenário se repetiu em 2017, desta vez contra o Santos, também pelas quartas de final. Apesar disso, os cariocas se classificaram em ambas as oportunidades pelo critério do gol fora de casa.
O Atlético tentará buscar o feito histórico no domingo, às 16h, na Arena MRV.