O ChatGPT, software de inteligência artificial (IA) mais utilizado no mundo, não titubeou ao ser questionado sobre qual time será campeão da Copa do Brasil de 2024. O programa arriscou até mesmo o placar do jogo de volta da final entre Atlético e Flamengo, que será disputado na tarde deste domingo (10/11), a partir de 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Para obter a reposta, a reportagem de No Ataque consultou a versão GPT-4-turbo, modelo de linguagem da empresa OpenAI lançado em novembro de 2023. Contudo, inicialmente, o programa cometeu um equívoco ao discorrer sobre a final da Copa do Brasil. A inteligência artificial respondeu que a partida entre Atlético e Flamengo será no Mineirão.
“O Atlético talvez leve uma ligeira vantagem por jogar em casa e pela sinergia que tem com a torcida no Mineirão, o que pode ser um diferencial decisivo”, escreveu erroneamente o ChatGPT.
Ao ser confrontada, a IA se desculpou e corrigiu a informação. “Perdão pelo deslize! Em 2024, o Atlético manda seus jogos na Arena MRV, o novo estádio do clube em Belo Horizonte. Esse será o palco do segundo jogo da final contra o Flamengo, e a estreia de uma decisão dessa magnitude na nova casa atleticana certamente dá um sabor especial ao confronto”, redigiu.
“Com a Arena MRV, o Atlético conta com a energia de sua torcida num ambiente mais compacto e moderno, que pode criar uma atmosfera ainda mais intensa. Essa será uma final histórica para o clube e seus torcedores!”, completou a inteligência artificial.
Campeão e placar
Corrigida a informação sobre o palco do duelo entre Atlético e Flamengo, o ChatGPT fez uma análise de como deve ser a segunda partida da final da Copa do Brasil considerando o resultado do primeiro confronto, no Maracanã, que teve vitória do Rubro-Negro por 3 a 1, no último domingo (3/11).
“Com a vantagem de 3 a 1 conquistada no Maracanã, o Flamengo entra em campo com uma boa margem, o que o torna o favorito para levantar a taça, especialmente por poder jogar de forma mais cautelosa e explorar contra-ataques. Contudo, o Atlético terá o apoio da torcida na Arena MRV, onde o clima e a energia devem dar um impulso ao time mineiro para tentar uma virada histórica”, comentou.
Após essa avaliação, a inteligência artificial ponderou que o Flamengo deve ser campeão pela vantagem construída no Maracanã. Entretanto, a IA considera que provavelmente o Galo será o vencedor da partida deste domingo, em BH, por apenas um gol de diferença.
“Para o placar, um cenário possível seria uma vitória do Atlético por 2 a 1, considerando a pressão ofensiva que deve impor em casa. Esse resultado, no entanto, daria o título ao Flamengo”, analisou.
E se for para os pênaltis?
Caso o ChatGPT não acerte o placar e o Atlético consiga uma vitória por dois gols de diferença, a decisão da Copa do Brasil irá para os pênaltis. Perguntada sobre o que aconteceria nesse caso, a IA apontou o Galo como provável campeão.
“Arriscar um vencedor na disputa de pênaltis é como prever um detalhe minucioso em um jogo extremamente equilibrado e imprevisível”, iniciou.
“No entanto, se tivermos que fazer uma análise baseada nos desempenhos recentes, o Atlético pode ter uma ligeira vantagem pela força mental em jogos decisivos em casa, impulsionado pela torcida na Arena MRV. Essa pressão pode ajudar a equipe mineira nos momentos cruciais, especialmente se os jogadores de confiança e o goleiro Everson estiverem em boa fase”, concluiu.