O Atlético precisa de mais uma virada memorável para ser tricampeão da Copa do Brasil. Histórico rival interestadual, o Flamengo abriu vantagem diante do Galo na decisão do torneio mata-mata e está mais próximo da taça. O clube mineiro, de toda forma, se apega ao histórico recente para tentar nova goleada sobre o adversário: neste século, a equipe alvinegra já superou o Rubro-Negro Carioca com o “placar necessário” em oito oportunidades.
No primeiro embate da final da Copa do Brasil, o Atlético pagou caro pelos erros defensivos e perdeu para o Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro, por 3 a 1. O resultado exige do Galo uma vitória por três gols de diferença no jogo de volta para ficar com a taça.
A estatística que serve de alento para os alvinegros mostra que o resultado não é incomum para o Atlético neste recorte recente. Essas vitórias, inclusive, foram mais frequentes nos últimos 10 anos: de 2014 até os dias atuais, foram cinco triunfos do Galo nessas condições.
As vitórias do Atlético sobre o Flamengo por três ou mais gols de diferença no século
- 14/11/2004 – Atlético 6 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Ipatingão, em Ipatinga
- 11/10/2008 – Flamengo 0 x 3 Atlético – Campeonato Brasileiro – Maracanã, no Rio de Janeiro
- 13/11/2010 – Atlético 4 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
- 5/11/2014 – Atlético 4 x 1 Flamengo – Copa do Brasil – Mineirão, em Belo Horizonte
- 19/11/2014 – Atlético 4 x 0 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Independência, em Belo Horizonte
- 20/9/2015 – Atlético 4 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Independência, em Belo Horizonte
- 8/11/2020 – Atlético 4 x 0 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Mineirão, em Belo Horizonte
- 29/11/2023 – Flamengo 0 x 3 Atlético – Campeonato Brasileiro – Maracanã, no Rio de Janeiro
O primeiro deles ocorreu pelo Campeonato Brasileiro de 2004, em duelo que marcou a maior goleada da história do confronto entre Atlético e Flamengo. No Ipatingão, em Ipatinga, o Galo contou com gols de Zé Antônio, Márcio Mixirica, Renato, Wagner e Alex Mineiro (duas vezes) para superar o rival carioca, por 6 a 1.
Já a partida mais marcante foi disputada pela semifinal da Copa do Brasil de 2014. Na ocasião, o Atlético havia perdido o jogo de ida no Maracanã, por 2 a 0. Na volta, o Galo viu Éverton abrir o placar para os adversários no Mineirão, mas contou com bolas na rede de Carlos, Maicosuel, Dátolo e Luan para selar virada histórica, por 4 a 1, e garantir vaga na grande decisão – em ano que terminaria com a primeira conquista alvinegra no torneio.
Por fim, o mais recente desses jogos ocorreu na reta final do Campeonato Brasileiro de 2023. Em pleno Maracanã, o Atlético teve Paulinho, Edenilson e Rubens como artilheiros e bateu o Flamengo, por 3 a 0 – àquela altura, ganhando força na briga pelo título nacional, que acabaria por ficar com o Palmeiras.
A memória recente deve servir de inspiração para diversos atletas que atuaram em pelo menos parte daquela noite e seguem compondo o elenco mineiro. São eles: Everson, Saravia, Mariano, Mauricio Lemos, Igor Rabello, Guilherme Arana, Otávio, Zaracho, Igor Gomes, Rubens, Hulk, Paulinho e Alan Franco.
Atlético x Flamengo na final da Copa do Brasil
Em busca de um novo título, o Atlético receberá o Flamengo na Arena MRV, em Belo Horizonte, para o enfrentamento decisivo pela Copa do Brasil. A bola rolará na capital mineira às 16h deste domingo (10/11).