COPA DO BRASIL

Autoridades revelam como identificaram suspeito de atirar bomba em fotógrafo na Arena MRV

Fotógrafo foi atingido na beira do gramado da Arena MRV no segundo jogo da final entre Atlético e Flamengo, na Copa do Brasil
Foto do autor
Compartilhe

Autoridades revelaram nesta segunda-feira (18/11), em coletiva de imprensa, como identificaram o homem suspeito de atirar a bomba que atingiu o fotógrafo Nuremberg José Maria na Arena MRV, na final entre Atlético e Flamengo pela Copa do Brasil.

O suspeito foi preso nesse domingo (17/11) na residência onde mora em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o governador em exercício Mateus Simões (Novo), mais de 300 câmeras do estádio do Atlético foram utilizadas para identificar o suspeito. Além disso, foram analisadas imagens de câmeras instaladas nos coletes dos agentes de segurança que trabalharam no jogo na Arena MRV, no domingo (10/11).

“Identificamos a cena do arremesso da bomba no gramado. Começamos a construir a cadeia de trás para frente das imagens, identificando onde o agressor estava durante todo o jogo, qual o percurso dele dentro do estádio e como ele entrou. Até identificar, num primeiro momento, com quem ele tinha entrado no estádio”, iniciou Simões.

“Começamos identificando uma pessoa que estava com ele, fomos ouvindo testemunhas, obtendo novas imagens analisando os artefatos que tinham sido encontrados. Aí identificamos, na sexta-feira (15/11), feriado, definitivamente quem era o agressor. Apresentamos, ainda na madrugada, o pedido [de prisão] para o tribunal. Isso foi autorizado durante o final de semana e a prisão foi feita no último domingo” , concluiu.

Quem é o suspeito?

Durante a coletiva, que também contou com representantes da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil, as autoridades explicaram que o suspeito de atirar a bomba é um homem de 24 anos, que trabalha como pedreiro. Ele não tem antecedentes criminais e não faz parte de qualquer torcida organizada do Atlético.

No dia 10 de novembro, o fotógrafo Neuremberg teve fratura exposta, quebrou três dedos e rompeu o tendão do pé direito ao ser atingido por uma bomba na beira do gramado, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Ele precisou passar por cirurgia, realizada no Hospital João XXIII.

Nessa sexta-feira (15/11), Berg, como é conhecido, teve alta médica e agradeceu o apoio recebido de companheiros de trabalho, torcedores, familiares e amigos.

“Graças a Deus estou de alta. Obrigado a todos pela força, carinho e pela mensagens de conforto. Deus abençoe todos”, disse.

Arena MRV interditada

Devido às cenas de violência no jogo final da Copa do Brasil, a Arena MRV foi interditada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O Galo terá de mandar os jogos em outro estádio, com portões fechados, até que o clube comprove mudanças necessárias para garantir a segurança no estádio.

O Atlético recorre da decisão para poder utilizar a Arena MRV nos demais jogos em casa em 2024.

Compartilhe