
Apesar de uma vitória histórica, o Atlético tem tido dificuldade para eliminar o Flamengo na Copa do Brasil. Nesta temporada, o alvinegro terá uma nova chance para tentar equilibrar o retrospecto entre as equipes na competição.
Os rivais interestaduais voltam a se enfrentar pelo torneio nas oitavas de final. A primeira partida será no Rio de Janeiro, na semana de 30 de julho, enquanto a volta está marcada para a semana seguinte, em Belo Horizonte.
As equipes são as atuais finalistas da Copa do Brasil. No ano passado, o rubro-negro venceu por 3 a 1 no Maracanã, com dois gols de Gabi e um de Arrascaeta.
Alan Kardec chegou a descontar para o Galo nos minutos finais, mas não foi o suficiente. Mesmo com apoio da torcida, a equipe comandada por Gabriel Milito não teve boa atuação na Arena MRV e perdeu por 1 a 0.
Retrospecto joga contra o Atlético
Essa foi a segunda eliminação seguida do Atlético para o Flamengo. Em 2022, o alvinegro venceu por 2 a 1 no Mineirão com gols de Ademir e Hulk, mas não conseguiu segurar o resultado e foi eliminado nas oitavas de final após derrota por 2 a 0 na volta, no Maracanã. Arrascaeta foi o carrasco alvinegro, com dois gols.
O rubro-negro também ficou com a taça naquela temporada após bater o Corinthians nos pênaltis na final.
O primeiro dos três confrontos entre os times na Copa do Brasil ocorreu em 2006. Naquele ano, os cariocas abriram boa vantagem logo na ida das quartas de final, com goleada por 4 a 1. Renato Abreu, duas vezes, Jônatas e Obina marcaram para o rubro-negro no Maracanã, enquanto Marinho diminuiu.
O Atlético, que disputava a Série B, pouco pôde fazer e ficou no empate por 0 a 0, o que garantiu o Flamengo na próxima fase da competição. O time carioca levantou a taça ao vencer o Vasco na final.
Virada histórica é inspiração para o Atlético
Se em 2006 a virada não veio, o Atlético se inspira em outro jogo histórico contra o Flamengo. Sete anos depois, desta vez pela semifinal, o alvinegro foi derrotado na ida por 2 a 0 fora de casa, com gols de Chicão e Victor Cáceres, mas conseguiu uma virada histórica na volta.
O início preocupou os torcedores. Éverton abriu o placar para os visitantes aos 3 minutos no Mineirão. Apesar da dificuldade, o Galo buscou quatro gols com Carlos, Maicosuel, Dátolo e Luan e garantiu vaga na final ao vencer por 4 a 1.
Assim como o Flamengo, que foi campeão em todos os anos em que eliminou o Atlético, o time mineiro levantou a taça em 2014 após bater o Cruzeiro na final.
Atlético x Flamengo na história da Copa do Brasil
Final em 2024
Flamengo 3 x 1 Atlético (ida)
Atlético 0 x 1 Flamengo (volta)
Oitavas de final em 2022
Atlético 2 x 1 Flamengo (ida)
Flamengo 2 x 0 Atlético (volta)
Semifinal em 2014
Flamengo 2 x 0 (ida)
Atlético 4 x 1 (volta)
Quartas de final em 2006
Flamengo 4 x 1 Atlético
Atlético 0 x 0 Flamengo (volta)