Para o Atlético, uma oportunidade de revanche. A partir das 21h30 desta quinta-feira (31/7), o Galo inicia a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo, rival histórico e carrasco na final da última edição do torneio mata-mata. No primeiro embate, os times medirão forças no Maracanã, no Rio de Janeiro. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre a partida: onde assistir ao vivo, prováveis escalações, desfalques, declarações e muito mais.
No último domingo (27/7), Flamengo e Atlético mediram forças no Maracanã, mas pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Galo adotou proposta reativa de jogo, priorizou a marcação e teve boa atuação, mas sofreu gol do zagueiro Léo Ortiz em lance de bola parada e acabou derrotado, por 1 a 0.
Agora, os rivais travam nova batalha na Copa do Brasil. Na decisão de 2024, o Rubro-Negro Carioca assegurou o quinto título ao vencer o Galo nas duas partidas: tanto no Maracanã (3 a 1) como na Arena MRV (1 a 0), em Belo Horizonte.
Na atual edição, o Flamengo iniciou a trajetória na terceira fase por ser um dos representantes brasileiros na Copa Libertadores. Com triunfos no Estádio Castelão (1 a 0), em São Luís, e no Maracanã (4 a 2), os comandados de Filipe Luís eliminaram o Botafogo-PB nesta etapa da competição.
Já o Atlético precisou bater Tocantinópolis-TO (2 a 0, fora) e Manaus-AM (4 a 1, em casa) nas duas primeiras fases. Na terceira, o time de Cuca eliminou o Maringá-PR com empate no Estádio Willie Davids (2 a 2), em Maringá, e goleada na Arena MRV (4 a 0).
Atlético quer revanche e nova premiação
O Atlético quer se vingar do arquirrival carioca na atual edição da Copa do Brasil. O confronto tem motivação especial para os alvinegros em virtude do trauma sofrido na decisão de 2024 diante dos rubro-negros.
Para além da manutenção do sonho do tricampeonato, o Galo também busca recompensas financeiras no torneio mata-mata. Se eliminar o Flamengo, o clube mineiro garantirá mais de R$ 4,7 milhões em premiação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela participação nas quartas de final.
Até então, o Atlético já soma mais de R$ 9,3 milhões em prêmio pela campanha na Copa do Brasil. Os recursos são fundamentais para a SAF alvinegra, que convive com dificuldades financeiras em virtude da dívida bilionária e estabeleceu as quartas do torneio como meta orçamentária para 2025.
Flamengo x Atlético: onde assistir ao vivo
O jogo entre Flamengo e Atlético terá transmissão exclusiva na TV fechada (também em pay-per-view).
- SporTV
- Premiere
Flamengo x Atlético: escalações
O No Ataque traz, a seguir, as escalações para o duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Saiba quem começa jogando no Maracanã.
Flamengo
- Escalação do Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Matías Viña; Evertton Araújo, Allan e Matheus Gonçalves; Luiz Araújo, Plata e Pedro
- Pendurados do Flamengo: não há
- Desfalques do Flamengo: Danilo (lesão na coxa direita), Pulgar (lesão no pé direito), Michael (lesão no tornozelo esquerdo) e De la Cruz (inflamação no joelho esquerdo)
Atlético
- Escalação do Atlético: Everson; Saravia, Lyanco e Junior Alonso; Gabriel Menino, Alan Franco, Igor Gomes e Gustavo Scarpa; Rony, Hulk e Cuello
- Pendurados do Atlético: não há
- Desfalques do Atlético: Guilherme Arana (lesão na coxa esquerda), Patrick Silva (lesão na lombar), Dudu (suspenso pelo STJD), Caio Maia (lesão no joelho direito), Cadu (lesão no joelho direito) e Isaac (entorse no tornozelo direito)
Flamengo x Atlético: os personagens
- Filipe Luís, técnico do Flamengo: “Primeiro, quero ganhar na quinta-feira. Não penso a longo prazo. Claro que o objetivo, a gente sabe da importância da Libertadores e Brasileiro, mas a Copa (do Brasil) está aí. Estamos vivos e temos que ganhar do Atlético. Conforme forem passando os jogos, vamos ver onde chegaremos. Não dá para falar que vamos ganhar todas e no final não ganhar nenhuma. Vamos tentar ganhar quinta-feira para fazer um bom resultado para a volta.”
- Cuca, técnico do Atlético: “Vamos agora analisar tudo, rever o que tem que ser revisto. Analisar as coisas boas que foram feitas, os erros também. Nossa equipe trabalha muito bem. Vamos analisar para pensar bem no jogo de quinta-feira, que é uma outra competição, é mata-mata. (…) A gente tem que achar esse equilíbrio de ter um jogo bom com um bom resultado. Às vezes, em uma derrota, você tira coisa boa para trazer para frente nos próximos jogos.”
Flamengo x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)