A divulgação da escalação do Atlético para enfrentar o Flamengo, às exatas 20h31 desta quinta-feira (31/7), trouxe duas surpresas. Uma delas foi a ausência do atacante João Marcelo, de 20 anos, até mesmo do banco de reservas do Galo no Maracanã, no Rio de Janeiro. Por que o jovem ficou de fora do confronto de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil? O No Ataque responde a seguir.
A outra surpresa na escalação definida por Cuca ficou por conta de uma mudança inesperada no meio-campo em comparação com o último duelo entre os times, a vitória rubro-negra por 1 a 0 no domingo (27/7), pelo Campeonato Brasileiro, também no Maracanã. Jogador de características mais ofensivas, Igor Gomes foi acionado pelo treinador paranaense na vaga do volante argentino Fausto Vera.
Já no banco de reservas, o Atlético conta com o volante recém-contratado Alexsander, ex-Fluminense e Al-Ahli (Arábia Saudita). Outro nome à disposição para o segundo tempo é o atacante Dudu, que teve efeito suspensivo de punição concedido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no meio da tarde desta quinta-feira.
Por que João Marcelo ficou de fora de Flamengo x Atlético?
João Marcelo viveu situação curiosa nesta quinta-feira. O atacante viajou com a delegação alvinegra para o Rio de Janeiro e, em tese, estaria à disposição do técnico Cuca para a partida.
Apesar disso, por opção do próprio treinador paranaense e a comissão técnica, o jovem foi cortado inclusive do banco de reservas. A informação foi apurada por No Ataque.
O clube esclareceu à reportagem que a liberação de Dudu influenciou na decisão. Com a disponibilidade do camisa 92, Cuca teria de tirar um atleta do banco, e o escolhido foi João Marcelo.
João Marcelo no Atlético
Em março, o Atlético topou pagar R$ 3 milhões ao Guarani para contratar João Marcelo, que teve ascensão meteórica ao time profissional do clube paulista ainda no início deste ano. A negociação foi uma das apostas da diretoria alvinegra para 2025.
Até o momento, no entanto, o centroavante teve poucas oportunidades com a camisa preta e branca. João disputou apenas 10 partidas pelo Galo, sem contribuir com gols ou assistências, saindo do banco de reservas em todas essas ocasiões.