Mais do que uma classificação, o Atlético busca uma “mini vingança” contra o Flamengo nesta quarta-feira (6/8), às 19h, quando os times se enfrentam pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do jogo na Arena MRV: onde assistir ao vivo, desfalques, escalações, arbitragem, declarações e momentos dos times.
O Galo levou a melhor no primeiro jogo com vitória por 1 a 0 na quinta-feira passada (31/7). O atacante Cuello aproveitou bobeira da zaga e marcou o gol alvinegro no Maracanã. Com o resultado, o time mineiro pode até empatar que ainda garante vaga na próxima fase.
Antes de voltarem a medir forças, Atlético e Flamengo tiveram compromissos pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo bateu o RB Bragantino por 2 a 1 na Arena MRV, enquanto o rubro-negro empatou por 1 a 1 com o Ceará na Arena Castelão, ambos no domingo (3/8).
Premiação
Agora, os times voltam às atenções para a Copa do Brasil. Além do mérito esportivo, as partes buscam nova premiação.
O valor seria até mais importante para o Atlético, que tem convivido com problemas financeiros em 2025 que têm gerado atrasos no pagamento de salários. O Galo arrecadou R$ 9,2 milhões no torneio continental e pode receber mais R$ 4,7 milhões caso avance.
Revanche para o Atlético?
Não tem o mesmo peso, mas o Atlético tenta devolver, de certa forma, a derrota na final da Copa do Brasil do ano passado. Na ocasião, o Galo não teve forças diante do rival interestadual e perdeu os dois jogos da decisão.
Historicamente, o time mineiro tem um número positivo ao seu lado. Em 20 oportunidades em que abriu vantagem no jogo de ida como visitante no torneio, em apenas uma foi eliminado: nas quartas de final de 1995, para o Vasco.
O Flamengo, por sua vez, nunca reverteu uma desvantagem em 13 jogos fora de casa em torneios mata-mata, sem considerar o Campeonato Carioca.
Atlético x Flamengo: onde assistir ao vivo
A partida terá transmissão exclusiva na TV fechada:
- SporTV
- Premiere
Atlético x Flamengo: prováveis escalações
Atlético
O técnico Cuca conta com os retornos dos laterais Saravia e Guilherme Arana, que se recuperaram de dores na panturrilha direita e de lesão na coxa esquerda, respectivamente.
A tendência é que ambos sejam titulares, mas Natanael pode iniciar o jogo na direita. Pelo outro lado, existe a possibilidade de Gustavo Scarpa ser mantido na ala. Nesse cenário, Igor Gomes seria acionado como meia.
Há dúvidas também no meio-campo e no ataque. Alexsander briga por vaga no time com Gabriel Menino, enquanto Dudu volta a ser opção e pode entrar no lugar de Rony – cenário menos provável.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia (Natanael), Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana (Igor Gomes); Alan Franco, Gabriel Menino (Alexsander) e Gustavo Scarpa; Cuello, Rony (Dudu) e Hulk
- Pendurados do Atlético: não há
- Desfalques do Atlético: Patrick Silva (lesão na região lombar), Cadu (lesão no joelho direito) e Caio Maia (lesão no joelho direito)
Flamengo
O Flamengo também tem opções para mudar algumas peças. Assim como no Atlético, ainda não se sabe se Varela e Viña serão mantidos nas laterais ou se Emerson Royal e Alex Sandro vão iniciar o duelo.
Jorginho, poupado contra o Ceará, e Arrascaeta, que sentiu dores no jogo, estão confirmados. A dúvida é quem será o terceiro elemento no meio-campo: Evertton Araújo ou Allan.
Sem Bruno Henrique, o Flamengo deve ter Pedro no comando de ataque. No entanto, existe a possibilidade de Matheus Gonçalves entrar na ponta, e Plata ser deslocado para o centro, como um falso 9.
- Provável escalação do Flamengo: Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Viña (Alex Sandro); Evertton Araújo (Allan), Jorginho e Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Pedro (Matheus Gonçalves)
- Pendurados do Flamengo: Não há
- Desfalques do Flamengo: Danilo (lesão na coxa direita), Erick Pulgar (lesão pé direito), De la Cruz (joelho direito), Michael (tornozelo esquerdo), Luiz Araújo (controle de carga) e Bruno Henrique (controle de carga)
Atlético x Flamengo: os personagens
- Cuca, técnico do Atlético: “Será um jogo que você precisará usar todas essas formações, marcação baixa, marcação média, alta. Nós marcamos bem o Flamengo no campo defensivo, mas fizemos o gol em uma marcação pressão, porque temos isso bem trabalhado. Temos que saber variar, passar cada etapa do jogo, cada tempo tem três, quatro etapas diferentes. Você comanda uma parte, é comandado na outra. Contra-ataque em uma, fica com a bola em outra. Vamos ter que fazer o jogo perfeito para sair classificados.”
- Alexsander, volante do Atlético: “O jogo é especial por ser contra uma grande equipe, está sempre batendo em finais, então tem um gostinho diferente por isso. Sabemos que o jogo é sempre difícil, decidido em detalhes, mas o nível da equipe sobe cada vez mais que jogamos jogos assim. É muito importante estar bem alinhado, focado no que devemos fazer para vencermos esses jogos.”
- Filipe Luís, técnico do Flamengo: ‘A atuação abaixo contra o Galo foi muito mérito deles, a forma como eles defenderam, nos causaram dificuldades. O time acabou dentro da área deles, já pode dizer pelo resultado negativo, ou o que for, fisicamente o time correu os 90 minutos, em todo momento. Quando são jogos depois de três dias o time sente, por mais que alguns jogadores não atuaram na Copa do Brasil. (…) É continuar trabalhando e evoluindo para podermos voltar ao trilho das vitórias.”
Atlético x Flamengo: arbitragem
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Rafael da Silva Alves (RS)
- VAR: Wagner Reway (SC)