COPA DO BRASIL

Azarão ou favorito? O retrospecto do Atlético contra os concorrentes na Copa do Brasil

Atlético conhece os sete possíveis adversários nas quartas da Copa do Brasil e já enfrentou todos eles pelo torneio mata-mata; relembre

Compartilhe
google-news-logo

O Atlético está mais uma vez entre os oito melhores times da Copa do Brasil. Depois da frustração em 2024 com o vice diante do Flamengo, o Galo quer se colocar na rota da conquista e já enfrentou todos os possíveis adversários destas quarta de final no torneio mata-mata. Azarão ou favorito? A seguir, o No Ataque relembra o retrospecto alvinegro contra todos os concorrentes na competição.

Os retrospectos do Atlético contra os possíveis adversários na Copa do Brasil

O Atlético conhecerá o próximo rival no torneio por meio de sorteio a ser realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O evento que definirá os duelos do torneio masculino nas quartas de final ocorrerá a partir das 11h30 (de Brasília) desta terça-feira (12/8).

Não há qualquer restrição de enfrentamentos na próxima etapa da competição. Sendo assim, o Galo pode ter pelo caminho qualquer um dos clubes abaixo – incluindo o arquirrival Cruzeiro.

O Atlético tem Athletico-PR, Bahia, Botafogo, Corinthians, Fluminense, Vasco e a Raposa como possíveis adversários na Copa do Brasil. O clube alvinegro já conquistou o título da competição diante de dois destes clubes, enquanto amarga histórico ruim contra outros. Veja a seguir.

Athletico-PR

O Atlético enfrentou o Athletico-PR em uma única temporada na Copa do Brasil, na grande decisão de 2021. Com atuações que beiraram a perfeição, o Galo conquistou diante do Furacão a segunda taça na competição e finalizou ano mágico, que já havia tido títulos do Campeonato Mineiro e do Campeonato Brasileiro.

O primeiro duelo daquela final foi disputado em 12 de dezembro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Com ampla superioridade do início ao fim, o Atlético goleou o Athletico-PR, por 4 a 0, em tarde que teve gols de Hulk, Keno e Eduardo Vargas (duas vezes).

Posteriormente, em 15 de dezembro, o Galo voltou a vencer o Furacão na Ligga Arena, em Curitiba – desta vez, por 2 a 1. Keno e Hulk balançaram as redes para o time mineiro na ocasião, e Jáderson descontou para os paranaenses.

Atlético x Athletico-PR na Copa do Brasil

  • Duas vitórias do Atlético
  • Um título do Atlético
Elenco campeão da Copa do Brasil de 2021 pelo Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Elenco campeão da Copa do Brasil de 2021 pelo Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Bahia

Atlético e Bahia se enfrentaram em três edições da Copa do Brasil: na segunda fase de 1999, nas quartas de final de 2002 e nas oitavas de final de 2021. O Galo levou a melhor nas duas últimas ocasiões, enquanto o Tricolor de Aço avançou na primeira delas.

Em 1999, as equipes empataram o jogo de ida na Arena Fonte Nova, em Salvador, por 1 a 1, com gols de Clébson para os mandantes e Valdir Bigode para os visitantes. Na volta, o Bahia surpreendeu o Atlético no Mineirão, vencendo por 1 a 0 com gol de Bebeto Campos.

Já em 2002, o Galo superou o adversário nordestino no Mineirão no jogo de ida, vencendo por 2 a 1 com tentos de Rodrigo Beckham e Kim – Robson descontou para o Tricolor de Aço. No confronto decisivo, repleto de emoção, o Bahia venceu por 4 a 3, com gols de Marcelo Souza, Sérgio Alves (duas vezes) e Robson – Guilherme, Marques e Rubens Júnior descontaram a contagem e classificaram o lado alvinegro pelo extinto critério dos gols qualificados.

Por fim, no encontro mais recente, em 2021, Zaracho e Hulk balançaram as redes para o Atlético na vitória no Mineirão, por 2 a 0. A volta teve triunfo do Bahia no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, por 2 a 1 – com tentos de Rossi e Juninho Capixaba para os nordestinos e Eduardo Vargas para os mineiros.

Atlético x Bahia na Copa do Brasil

  • Duas vitórias do Atlético
  • Um empate
  • Três vitórias do Bahia
  • Dois avanços do Atlético
  • Um avanço do Bahia

Neste ano, em 12 de julho, os times mediram forças na Fonte Nova, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Bahia venceu o Atlético, por 2 a 1, com gols de Luciano Juba e Michel Araújo (este no último lance do jogo). Hulk descontou para o Galo com golaço olímpico.

Botafogo

De todos os times da lista, o Botafogo foi o que mais vezes esteve no caminho do Atlético na Copa do Brasil: nas quartas de final de 2007 e 2008, nas oitavas de final de 2013 e nas quartas de final de 2017. E o retrospecto é péssimo para o Galo, já que o Fogão levou a melhor e avançou em todas estas oportunidades.

Em 2007, os times empataram no Mineirão, por 0 a 0. No jogo decisivo, Éder Luís abriu o placar para o Atlético, mas viu André Lima e Alex Bruno selarem o triunfo botafoguense no Maracanã, no Rio de Janeiro, por 2 a 1.

Já em 2008, houve nova igualdade por 0 a 0 no primeiro confronto no Gigante da Pampulha. Na volta, Zé Carlos e Alessandro balançaram as redes para definir vitória do Botafogo por 2 a 0 no Engenhão, na capital carioca.

Em 2013, o Botafogo venceu o primeiro embate no Maracanã por 4 a 2, com gols de Lodeiro, Leo Silva (contra), Rafael Marques e Vitinho – Marcos Rocha e Guilherme descontaram para o Atlético. Na volta, as equipes empataram na Arena Independência, em Belo Horizonte, por 2 a 2, com tentos de Marcos Rocha e Fernandinho para o Galo e de Rafael Marques e Dória para o Fogão.

Por fim, em 2017, o Galo venceu os cariocas pela primeira vez no primeiro enfrentamento da eliminatória no Independência, por 1 a 0, graças a Juan Cazares. Apesar disso, na partida decisiva, o time mineiro teve atuação irreconhecível e foi superado por 3 a 0 no Engenhão, com tentos de Joel Carli, Roger e Gilson.

Atlético x Botafogo na Copa do Brasil

  • Uma vitória do Atlético
  • Três empates
  • Quatro vitórias do Botafogo
  • Nenhum avanço do Atlético
  • Quatro avanços do Botafogo

Neste ano, os times mediram forças pela quinta rodada do Brasileirão, no Mineirão. Com gol de Cuello, de cabeça, o Atlético venceu o Botafogo, por 1 a 0.

Corinthians

O Atlético enfrentou o Corinthians em três oportunidades na Copa do Brasil: nas oitavas de final de 1997, nas quartas de final de 2014 e nas oitavas de 2023. O Timão levou a melhor sobre o Galo na primeira e na última destas ocasiões.

Em 1997, Souza marcou o gol da vitória do Corinthians sobre o Atlético no Morumbis, em São Paulo, por 1 a 0. A volta teve empate no Mineirão, por 1 a 1, com tentos de Evair para os mandantes e Donizete para os visitantes.

Já em 2014, o Galo protagonizou virada histórica sobre o Timão ao perder o duelo de ida na Neo Química Arena, em São Paulo, por 2 a 0 – gols de Paolo Guerrero e Luciano. No jogo decisivo no Mineirão, Guerrero chegou a abrir o placar para os paulistas, mas viu Luan, Guilherme (duas vezes) e Edcarlos selarem a goleada dos mineiros, por 4 a 1, e a consequente classificação.

Por fim, no encontro mais recente entre os times na competição, cada mandante venceu por 2 a 0 – primeiro no Mineirão e, depois, na Neo Química Arena. Paulinho (duas vezes) balançou as redes para o Atlético, enquanto Matheus Bidu e Róger Guedes marcaram para o Corinthians. Nos pênaltis, o Timão venceu por 3 a 1.

Atlético x Corinthians na Copa do Brasil

  • Duas vitórias do Atlético
  • Um empate
  • Três vitórias do Corinthians
  • Um avanço do Atlético
  • Dois avanços do Corinthians
Corinthians x Atlético-MG - (foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Galo caiu diante do Corinthians na Copa do Brasil de 2023(foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Neste ano, as equipes mediram forças pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo de poucas chances, Atlético e Corinthians empataram na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 0 a 0.

Fluminense

Atlético e Fluminense se enfrentaram em duas edições nas quartas de final da Copa do Brasil (2000 e 2021), com o Galo levando a melhor em ambas. A primeira delas teve dois empates (3 a 3 no Maracanã, no Rio de Janeiro, e 2 a 2 no Mineirão, posteriormente).

O time alvinegro avançou pelo saldo de gols. Lincoln (duas vezes), Caçapa, Ramón e Guilherme comemoraram gols pelo Atlético na eliminatória, enquanto Magno Alves (duas vezes), Roger, Marco Brito e Júlio César fizeram os tentos do Tricolor das Laranjeiras.

Depois, em 2021, o Galo venceu o jogo de ida no Maracanã, por 2 a 1, com gols de Nino (contra) e Hulk – Fred descontou para os mandantes. Na volta, nova vitória alvinegra no Mineirão – desta vez, por 1 a 0, com tento de Hulk.

Atlético x Fluminense na Copa do Brasil

  • Duas vitórias do Atlético
  • Dois empates
  • Nenhuma vitória do Fluminense
  • Dois avanços do Atlético
  • Nenhum avanço do Fluminense

Neste ano, os times se enfrentaram pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro na Arena MRV. As equipes protagonizaram jogo eletrizante que terminou com vitória do Atlético, por 3 a 2, com gols de Rubens, Júnior Santos e Igor Gomes, enquanto Canobbio e Serna descontaram para o Tricolor das Laranjeiras.

Vasco

Atlético e Vasco mediram forças em três temporadas na Copa do Brasil: nas quartas de final de 1994 e de 1995 e também na semifinal de 2024. O Cruzmaltino levou a melhor em duas ocasiões, enquanto o Galo avançou na mais recente delas.

A edição de 1994 teve duas vitórias do Vasco – em São Januário, no Rio de Janeiro (3 a 1) e no Mineirão (4 a 3). Gian, França (duas vezes), Hernande (duas vezes) e Leandro Ávila marcaram os tentos dos cariocas naquela eliminatória, enquanto Clayton, Éder, Gaúcho e Darci descontaram para os mineiros.

No encontro em 1995, Atlético e Vasco venceram os jogos disputados como visitantes, por 1 a 0 – primeiro o Galo no Maracanã, com gol de Carlos e, depois, o Cruzmaltino no Gigante da Pampulha, com tento de Valdir Bigode. Na decisão por pênaltis, o Gigante da Colina avançou ao triunfar, por 4 a 1, em plena capital mineira.

A revanche do Atlético viria na edição do ano passado, nas semifinais, com vitória na Arena MRV, por 2 a 1 na primeira partida – com gols de Guilherme Arana e Paulinho, enquanto Philippe Coutinho descontou para os visitantes. Na volta em São Januário, Hulk garantiu empate para o Galo, por 1 a 1, depois de gol de pênalti de Pablo Vegetti – classificando o lado mineiro para a grande decisão.

Atlético x Vasco na Copa do Brasil

  • Duas vitórias do Atlético
  • Um empate
  • Três vitórias do Vasco
  • Um avanço do Atlético
  • Dois avanços do Vasco

Neste ano, as equipes mediram forças nesse domingo (10/8), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário. Gabriel Menino fez golaço para o Atlético, mas viu Vegetti, de pênalti, selar empate por 1 a 1.

Cruzeiro

Históricos arquirrivais, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram em duas edições da Copa do Brasil, com cada equipe levando a melhor em uma das ocasiões. O confronto de 2014 é o mais lembrado pelos alvinegros, já que marcou o primeiro título do Galo na competição.

Em 12 de novembro daquele ano, o Atlético venceu o jogo de ida no Independência, em Belo Horizonte, por 2 a 0, com gols de Luan e Dátolo. A volta no Mineirão, em 26 de novembro, também teve triunfo do Galo – desta vez, por 1 a 0, com cabeceio de Diego Tardelli.

Posteriormente, os rivais voltaram a se enfrentar nas quartas de final da edição de 2009. O primeiro duelo foi vencido pelo Cruzeiro no Gigante da Pampulha, por 3 a 0, com gols de Pedro Rocha, Thiago Neves e Robinho. O Atlético esboçou reação na volta, triunfando por 2 a 0 com auxílio de Juan Cazares e Patric.

Atlético x Cruzeiro na Copa do Brasil

  • Três vitórias do Atlético
  • Uma vitória do Cruzeiro
  • Um título do Atlético
  • Um avanço do Cruzeiro
Atlético conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em 2014, diante do Cruzeiro - (foto: Sidney Lopes/EM)
Atlético conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em 2014, diante do Cruzeiro(foto: Sidney Lopes/EM)

Neste ano, Galo e Raposa se enfrentaram pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo ficou marcado por uma postura mais conservadora da equipe alvinegra, que buscou empate por 0 a 0 no Mineirão.

Compartilhe
google-news-logo