O Atlético se prepara para novos clássicos contra o Cruzeiro – desta vez, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O embate entre os arquirrivais mineiros no torneio mata-mata reserva alguns “ingredientes” especiais, e um deles é a invencibilidade de nove jogadores do Galo, que nunca perderam para a Raposa em suas carreiras.
O levantamento de No Ataque leva em consideração apenas confrontos destes jogadores contra o Cruzeiro enquanto profissionais. Além disso, só foram tomados em conta as partidas em que estes atletas entraram em campo – como titulares ou como reservas.
Lyanco
Constantemente envolvido em provocações ao rival, o zagueiro Lyanco jogou duas vezes contra o Cruzeiro na carreira – ambas pelo Atlético, como titular, em 2025. Ele venceu uma das partidas e empatou a outra.
A tendência, de toda forma, é de que o sérvio-brasileiro não esteja em campo no primeiro duelo contra a Raposa pela Copa do Brasil. Ele se recupera de lesão na coxa esquerda.
Ruan Tressoldi
Mais recente reforço do Atlético, o zagueiro Ruan Tressoldi jogou duas vezes contra o Cruzeiro na carreira – ambas pelo São Paulo, como titular, em 2024 e 2025. Assim como Lyanco, ele venceu uma das partidas e empatou a outra.
Ruan Tressoldi será desfalque para o Galo na Copa do Brasil por ter defendido o São Paulo na terceira fase da competição. O defensor ainda se recupera de uma artroscopia.
Alexsander
Um dos volantes titulares do Atlético, Alexsander jogou duas vezes contra o Cruzeiro na carreira – ambas pelo Fluminense, como titular, em 2023. O jovem de 21 anos venceu os dois compromissos contra a Raposa.
Alexsander deve estar na escalação que representará o Galo contra o arquirrival na Copa do Brasil. Ele deve compor dupla de volantes com o equatoriano Alan Franco.
Fausto Vera
Reserva no Atlético de Cuca, o volante Fausto Vera entrou em campo contra o Cruzeiro três vezes na carreira – uma pelo Corinthians e duas pelo Galo, em 2023, 2024 e 2024. Ele somou uma vitória pelo Timão e dois empates pelo time mineiro.
Gabriel Menino
Gabriel Menino jogou contra o Cruzeiro em cinco oportunidades na carreira – três pelo Palmeiras e duas pelo Atlético, em 2023, 2024 e 2025. O meio-campista somou quatro vitórias e um empate diante da Raposa.
Em julho de 2024, ele marcou um dos gols da vitória do Verdão sobre o Cruzeiro por 2 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo. A partida foi disputada pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Cuello
Tomás Cuello esteve em campo em quatro jogos contra o Cruzeiro na carreira – três pelo Athletico-PR e um pelo Atlético, nos anos de 2023, 2024 e 2024. Foram duas vitórias e dois empates neste recorte.
O argentino será um dos titulares alvinegros no confronto pela Copa do Brasil. Ele soma uma assistência no histórico contra a Raposa.
Rony
O atacante Rony enfrentou o Cruzeiro em seis oportunidades na carreira – por Athletico-PR, Palmeiras e Atlético, nos anos de 2018, 2019, 2023, 2024 e 2025. O paraense somou quatro vitórias e dois empates diante da Raposa.
Rony nunca balançou as redes contra o Cruzeiro. Ele concorre por uma vaga no time titular do Atlético para o duelo pela Copa do Brasil principalmente com Reinier.
Cadu
O jovem atacante Cadu, de 21 anos, jogou contra o Cruzeiro uma vez como profissional do Atlético, em 2024. A partida terminou empatada na ocasião.
Ele se recupera de cirurgia no joelho direito desde o fim do ano passado. Cadu não tem previsão de retorno aos gramados e seguirá como desfalque para Cuca na Copa do Brasil.
Atlético x Cruzeiro na Copa do Brasil
Atlético e Cruzeiro medirão forças nas quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 desta quarta-feira (27/8).
Já o duelo decisivo ocorrerá no Mineirão. A partida terá início às 19h30 do dia 11 de setembro (uma quinta-feira).