É dia de clássico! Atlético e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (27/8) e apenas um seguirá vivo na Copa do Brasil. O primeiro encontro entre as equipes mineiras, pelas quartas de final da competição nacional, será na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h30. O No Ataque informa, a seguir, onde assistir ao vivo, prováveis escalações e mais informações.
Como chega o Atlético
Para avançar diante do maior rival, o Atlético se prende aos desempenhos quando o assunto é jogo decisivo. No início do ano, o Galo conquistou o Campeonato Mineiro. Apesar de não ter encontrado a estabilidade desejada pela torcida no Campeonato Brasileiro, o alvinegro tem feito o dever de casa na Copa Sul-Americana – não à toa está classificado às quartas – e na Copa do Brasil – eliminou o favorito Flamengo.
O Galo disputa o torneio mata-mata desde a primeira fase. Já despachou, além do Flamengo, Tocantinópolis, Manaus e Maringá. Até o momento, os comandados do técnico Cuca renderam montante de pouco mais de R$ 14 milhões ao clube com as classificações na Copa.
Nesse domingo (24/8), o Atlético visitou o São Paulo no Morumbis, na capital paulista, com força reduzida. Pela proximidade com o clássico, Cuca acionou time alternativo na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro e não pôde celebrar. O alvinegro deixou o gramado derrotado por 2 a 0 e não deixou a 12ª colocação, com 24 pontos.
Como chega o Cruzeiro
O Cruzeiro, por sua vez, confia justamente no momento positivo que vive – contrário às campanhas no Mineiro e na Copa Sul-Americana, que resultaram em eliminações precoces. No Campeonato Brasileiro, a Raposa tem aproveitamento de campeã ao ocupar a terceira posição, com 41 pontos, 12 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
O Atlético será a primeira pedreira dos celestes na Copa do Brasil, que iniciou a caminhada já na terceira fase. Desde então, o Cruzeiro superou Vila Nova (vitórias por 2 a 0 e 3 a 0) e CRB (empate sem gols seguido de triunfo por 2 a 0). Em termos financeiros, recebeu R$ 10,6 milhões pela campanha.
O último resultado do clube estrelado é favorável. No Mineirão, nesse sábado (23/4), a Raposa recebeu o Internacional e venceu por 2 a 1, pela 21ª rodada da Série A.
Outro fator que anima os celestes é o retrospecto na Arena MRV. O estádio, inaugurado em 2023, recebeu quatro clássicos. O Cruzeiro venceu dois, empatou um e perdeu outro, o que configura aproveitamento de 58,3%, contra 33,3% dos mandantes, que terão toda a torcida a favor.
Atlético x Cruzeiro: onde assistir ao vivo
Os fãs do Atlético que não forem à Arena MRV e os adeptos do Cruzeiro, não liberados para marcar presença no estádio, terão apenas uma opção para acompanhar o clássico na TV. O confronto é exclusivo da Amazon Prime Video, no streaming.
Atlético x Cruzeiro: escalações
Escalação do Atlético
O técnico Cuca definiu a escalação do Atlético para enfrentar o Cruzeiro com uma surpresa: a presença do atacante Dudu, ex-jogador da Raposa.
A lista de desfalques do Galo é grande. Estão no departamento médico o zagueiro Ruan Tressoldi (não pode jogar a Copa do Brasil e está em trabalhos de condicionamento físico), o lateral-direito Saravia (trauma na perna direita), o volante Patrick Silva (fratura por estresse na região lombar) e os atacantes Cadu (cirurgia no joelho direito) e Caio Maia (cirurgia no joelho direito).
O zagueiro Lyanco, com lesão na coxa esquerda, e o meio-campista Bernard, que realizou uma cirurgia odontológica recentemente, seguem fora.
No banco alvinegro estão Gabriel Delfim, Ivan Román, Caio, Fausto Vera, Gabriel Menino, Igor Gomes, Iseppe, Rony, Reinier, Biel, Júnior Santos e Isaac.
- Escalação do Atlético: Everson; Natanael, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander e Gustavo Scarpa; Dudu, Cuello e Hulk
- Pendurados do Atlético: Lyanco
- Desfalques do Atlético: Lyanco, Ruan Tressoldi, Saravia, Patrick Silva, Bernard, Cadu e Caio Maia (lesionados)
Escalação do Cruzeiro
Com todos os titulares à disposição, o comandante celeste não fez mudanças em relação à última escalação.
Seguem no departamento médico e, portanto, sem condições de jogo os zagueiros João Marcelo (lesão ligamentar no joelho direito) e Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo), além do lateral-direito Fagner (fratura a fíbula da perna direita).
O volante Lucas Romero precisará redobrar a atenção. Pendurado com dois cartões amarelos (no primeiro jogo com o Vila Nova e na primeira partida com o CBR), o argentino pode desfalcar o Cruzeiro na volta contra o Atlético caso seja punido novamente.
Havia expectativa em relação à presença de Luis Sinisterra, único reforço anunciado pela Raposa na atual janela de transferências. Entretanto, o atacante colombiano não figura entre os relacionados – desde que assinou vínculo, treinou com o grupo apenas nessa terça-feira (26/8).
O goleiro Léo Aragão e o atacante Marquinhos, que desfalcaram a equipe no último duelo, contra o Internacional, estão à disposição.
No banco celeste estão Léo Aragão, Gamarra, Jonathan Jesus, Kauã Prates, Walace, Matheus Henrique, Eduardo, Marquinhos, Bolasie, Lautaro Díaz, Kaique Kenji e Gabi.
- Escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge
- Pendurado do Cruzeiro: Lucas Romero
- Desfalques do Cruzeiro: João Marcelo, Janderson e Fagner (lesionados)
Atlético x Cruzeiro: personagens
“A gente chega grande (para o clássico), igual nós somos. Com muita confiança. Para mim, eliminamos o melhor time do Brasil hoje, que é o Flamengo. Então, toda essa derrota (diante do São Paulo), toda essa desconfiança de vocês (da imprensa), da coletiva de vocês, falam que a gente vai perder o tempo todo, a gente não traz para dentro… que quarta-feira a gente esteja 100% e dê o nosso melhor”
Gabriel Menino, meio-campista do Atlético
Lucas Silva, volante do Cruzeiro
“Estamos preparados para qualquer adversário. Saiu o clássico e a expectativa de fazer um grande jogo é ainda maior. Passando por esse clássico na Copa do Brasil, a confiança vai aumentar”
Lucas Silva, volante do Cruzeiro
- Leia também: Ídolo do Atlético relembra final contra o Cruzeiro: ‘A gente fez parecer que foi fácil’
Atlético x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Boschilia (PR)
- VAR: Rafael Traci (SP)