ATLÉTICO

A única vez em que Atlético conseguiu façanha que precisa contra Cruzeiro

Galo terá que vencer o maior rival por pelo menos três gols de diferença para se classificar sem pênaltis na Copa do Brasil

O Atlético precisará vencer o Cruzeiro por três ou mais gols de diferença na quinta-feira (11/9), às 19h30, no Mineirão, para avançar à semifinal Copa do Brasil. Para isso, os jogadores podem se inspirar na única vez em que o clube atingiu tal feito como visitante no torneio nacional.

O Galo foi derrotado pelo maior rival por 2 a 0 na ida, na Arena MRV, e viveu situação parecida em outras três oportunidades na competição. Em 2002, perdeu por 3 a 0 para o Brasiliense em casa e voltou a ser derrotado na volta, desta vez por 2 a 1, e caiu na semifinal do torneio.

Já em 2016 o Atlético não conseguiu fazer valer o mando de campo na final e sofreu o revés por 3 a 1 para o Grêmio. No segundo jogo, empate por 1 a 1, e título da equipe gaúcha.

A única vez em que o Atlético reverteu tal vantagem

A inspiração para o atual elenco do Atlético aconteceu há quase 20 anos, em 2006. O clube disputava a Série B do Campeonato Brasileiro e teve pela frente o Fortaleza – que seria rebaixado à Segunda Divisão naquela temporada – nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Na ida, o Galo sofreu derrota também por 2 a 0, no Mineirão, com gols de Alan e Preto Casagrande. O time, no entanto, mostrou poder de superação na volta.

Marcinho e Danilinho igualaram o placar agregado com dois gols no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Fortaleza até diminuiu com Finazzi, mas Zé Antônio fez o gol da classificação alvinegra aos 40 minutos. O time mineiro garantiu vaga na próxima fase pelos tentos fora de casa, critério que deixou de existir no torneio a partir da edição de 2018.

Apesar da reviravolta, o Atlético caiu na fase seguinte para o Flamengo com derrota por 4 a 1 no Maracanã e empate sem gols na volta. O rubro-negro venceu o Vasco na final e ficou com o título da competição.

Confrontos em que o Atlético perdeu por dois ou mais gols como mandante na ida da Copa do Brasil

  • 2002 (semifinal)
    Atlético 0 x 3 Brasiliense
    Brasiliense 2 x 1 Atlético
  • 2006 (oitavas de final)
    Atlético 0 x 2 Fortaleza
    Fortaleza 1 x 3 Atlético
  • 2016 (final)
    Atlético 1 x 3 Grêmio
    Grêmio 1 x 1 Atlético
Compartilhe
Sair da versão mobile