Sem espaço entre os profissionais do Atlético, o atacante João Marcelo, de 20 anos, foi acionado para jogo do sub-20 do clube mineiro nesta quarta-feira (29/10). O jogador foi aposta do Galo no mercado da bola no início do ano, tendo sido comprado por R$ 3 milhões junto ao Guarani.
A partir das 17h desta quarta-feira, o time sub-20 do Atlético medirá forças com o Flamengo em partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil da categoria. O confronto será disputado no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.
João Marcelo foi escalado como titular pelo técnico Leandro Zago para o duelo de ida. O restante da escalação tem: Pedro Cobra; Vitor Gabriel, Lucas Santana, Samuel e Lucas Souza; Igor Toledo, Cissé e David Kauã; Mateus Iseppe e Murillo.
💪🐔 Com novidades, o #Galinho está definido para enfrentar o Flamengo pela Copa do Brasil Sub-20!
— Galo na Base (@GaloNaBase) October 29, 2025
📺 @sportv #CriasDoGalo #CopaDoBrasilSub20 #CAMxFLA 🏴🏳️ pic.twitter.com/FNACitcPDL
João Marcelo no Atlético
Desde que foi contratado pelo Atlético, João Marcelo disputou 11 partidas com a camisa preta e branca, tendo contribuído com uma assistência. Ele jamais iniciou um jogo como titular no Galo – seja com Cuca ou com Jorge Sampaoli.
Em alguns dos compromissos do clube alvinegro neste ano, o centroavante sequer chegou a ser relacionado. A esta altura da temporada, ele enfrenta as concorrências de Bernard, Reinier, Hulk, Dudu, Rony, Biel, Isaac e Cadu no setor.
João Marcelo no Guarani
O desempenho de João Marcelo chamou atenção do mercado no início do ano, quando o atacante defendeu a base do Guarani na Copa São Paulo de Futebol Júnior e o profissional no Campeonato Paulista. Ao todo, ele marcou nove gols em 16 jogos na somatória destas duas competições.
O Atlético enfrentou a concorrência do Corinthians para contratar o centroavante em março. Na época, Paulo Bracks, CSO do clube mineiro, chegou a criticar publicamente a postura do adversário no mercado – que teria tentado “atravessar” a negociação depois de já fechada.