O goleiro Pedro Cobra, do time sub-20 do Atlético, viveu fim de tarde de fortes emoções no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (6/11). Em disputa de pênaltis contra o Flamengo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o arqueiro pegou uma cobrança adversária, converteu uma no ângulo e foi derrubado por um companheiro durante a comemoração de outro.
No tempo regulamentar, o Galo perdeu para o Rubro-Negro Carioca, por 2 a 0, com gols de Allan Santos e Pedro Leão. O Atlético havia vencido o duelo de ida no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, por 2 a 0, com dois gols de João Marcelo.
Na disputa de pênaltis, a estrela de Pedro Cobra brilhou. Quando o placar da disputa apontava 2 a 1 para o Flamengo, o goleiro defendeu cobrança de Douglas Telles, cruzada, no canto inferior esquerdo.
Pedro Cobra defeeendeu 🐍
— Wadson Fernandes (@WadsonAraujo89) November 6, 2025
🎥 SporTV pic.twitter.com/WDTVPsH15I
No pênalti seguinte, ele viu o atacante Louback converter para o Galinho e protagonizou cena inusitada. Cobra acabou derrubado pelo companheiro em comemoração efusiva.
Louback gol do Galinho
— Wadson Fernandes (@WadsonAraujo89) November 6, 2025
🎥 SporTV pic.twitter.com/wOSuKCimsl
Por fim, quando a contagem apontava 3 a 2 para o Flamengo, o goleiro cobrou pênalti com categoria no ângulo direito defendido por Léo Nannetti. Ele demonstrou frieza para, com o pé esquerdo, igualar o placar naquele momento.
Pedro Cobra que cobrança 😱
— Wadson Fernandes (@WadsonAraujo89) November 6, 2025
🎥 SporTV. pic.twitter.com/Q2Lufr5Vyd
“Sou um dos líderes do grupo”, afirma goleiro
Em entrevista ao SporTV depois da classificação alvinegra, Pedro Cobra frisou a preparação para a disputa de pênaltis, ainda que o Atlético tivesse vantagem no placar. Ele se definiu como um dos líderes do elenco e assegurou que a energia do grupo “está muito boa”.
“A gente sabia da dificuldade do jogo aqui. A gente teve cabeça, teve mental para sofrer até o final. E saber que a gente treinou muito pênalti! Hoje na parte da manhã, tem que dar todo mérito para a preparação de goleiro. Os goleiros que estão comigo também no dia a dia, a gente estudou muito, muitos pênaltis. Eu também no dia a dia treino, óbvio. Toda a comissão teve confiança em mim, de pegar e de fazer também”, iniciou.
“Acho importante contribuir com o time. Eu que sou um dos líderes do grupo, tenho que assumir essa responsabilidade. Sou um dos mais velhos. Tenho que trazer toda essa energia para a rapaziada, inclusive os que estão subindo agora do sub-17. A energia do grupo está muito boa. A gente merecia demais a classificação e tem que trabalhar para evitar os erros que cometeu hoje, para não deixar passar batido nas próximas fases”, completou.
Pedro Cobra é figura constante nas convocações para a Seleção Brasileira Sub-20. Ele é tido como um dos principais valores do Atlético nas categorias de base.
Atlético de volta à Copa do Brasil Sub-20
Nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20, o Atlético medirá forças com o Sport. O Galinho teve a sexta melhor campanha entre os oito classificados.
O Atlético volta a disputar a Copa do Brasil Sub-20 após três temporadas. Na última participação, em 2021, o time chegou às quartas de final, sendo eliminado pelo Coritiba – campeão daquela edição.
O único título foi conquistado em 2017. Naquele ano, o alvinegro venceu o Flamengo nos pênaltis, no Rio de Janeiro. O goleiro Cleiton, os zagueiros Bremer e Nathan Silva e o meia Marquinhos fizeram parte do elenco.
O formato da Copa do Brasil Sub-20
O torneio é disputado em quatro fases com 32 clubes. Na primeira, os confrontos são em jogo único. A partir da segunda fase, todos os duelos passam a ser disputados em partidas de ida e volta. Já a decisão do título volta ao formato anterior.