A final da Copa do Brasil de 2025, a ser disputada entre Corinthians e Vasco, oferece a um multicampeão a possibilidade de conquistar mais um troféu – seria o nono em um curto intervalo de cinco anos para este atleta. O “papa-títulos” em questão é o volante Tchê Tchê, de 33 anos, que defendeu as cores do Atlético entre 2021 e 2022.
Tchê Tchê teve de se provar em clubes de menor expressão até a afirmação nacional como jogador profissional de futebol. Entre 2011 e 2016, o atleta defendeu Osasco Audax (duas vezes), Guaratinguetá, Ponte Preta e Boa Esporte antes de receber a primeira grande oportunidade da carreira, no Palmeiras.
A carreira do meio-campista deslanchou em conquistas desde a passagem pelo Verdão. Por onde passou, Tchê Tchê ergueu canecos: desde Dínamo de Kiev-UCR a São Paulo, Atlético e Botafogo.
Os títulos da carreira de Tchê Tchê, ex-Atlético
- Campeonato Mineiro (dois): 2021 e 2022
- Campeonato Paulista: 2021
- Supertaça Ucraniana: 2018
- Campeonato Brasileiro (quatro): 2016, 2018, 2021 e 2024
- Copa do Brasil: 2021
- Supercopa do Brasil: 2022
- Copa Libertadores: 2024
Agora, na primeira temporada pelo Vasco, o jogador tenta adicionar mais uma taça à já extensa galeria de conquistas. Curiosamente, este seria mais um clube alvinegro a findar um longo jejum com Tchê Tchê no elenco.
O Cruzmaltino não ganha um título de expressão desde 2011, quando venceu a própria Copa do Brasil. Até então, o volante contribuiu com dois gols e quatro assistências em 49 jogos pelo clube carioca, mas a tendência é de que seja reserva nas partidas da grande decisão – assim como foi nos clássicos contra o Fluminense, pelas semifinais.
Os jejuns que Tchê Tchê ajudou a encerrar em clubes alvinegros
Quando Tchê Tchê foi contratado pelo Atlético, o clube não conquistava um Campeonato Brasileiro há exatos 50 anos. Com 57 jogos pelo time alvinegro em 2021, o volante foi peça importante do elenco que encerrou jejum na principal competição nacional.
Já em 2024, o meio-campista ajudou o Botafogo a findar uma sequência de quase 30 anos sem títulos de expressão. Na temporada passada, novamente como figura importante, Tchê Tchê ergueu as taças do Brasileirão e da Libertadores com o Glorioso.
Tchê Tchê na final da Copa do Brasil
Agora, Tchê Tchê tem a oportunidade de conquistar a nona taça de expressão em um intervalo de cinco anos. Pelo Vasco, o volante medirá forças com o Corinthians para tentar vencer a segunda Copa do Brasil da carreira.
A primeira partida entre os alvinegros será disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, a partir das 21h30 desta quarta-feira (17/12). Já o duelo decisivo ocorrerá no Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 18h30 do domingo (21/12).