O Botafogo garantiu matematicamente uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2024. Com a derrota do Fortaleza para o Cruzeiro por 1 a 0, nesse sábado (18/11), no Castelão, o Glorioso garantiu, ao mínimo, a sétima colocação no Campeonato Brasileiro.
De acordo com o regulamento da CBF, as equipes classificadas para a Libertadores, além do melhor time de campanha na Série A fora do G6 também conquista a vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil. Sem contar com Fluminense e São Paulo, que já estão classificados também, o Botafogo não pode mais ser alcançado e ficar abaixo da sétima posição.
Assim, o Botafogo se junta a Palmeiras (Brasileiro), São Paulo (campeão da Copa do Brasil) e Fluminense (campeão da Libertadores), como os times da Série A já garantidos na terceira fase da Copa do Brasil. Os campeões da Série B (Vitória), da Copa do Nordeste (Ceará) e da Copa Verde (Goiás), também estão classificados.
Além disso, a equipe carioca quer se sair melhor do que na última edição. Afinal, o Botafogo disputou a Copa do Brasil desde a primeira fase, quando eliminou o Sergipe. Depois, passou por Brasiliense e Ypiranga-RS até ser eliminado pelo Athletico-PR nos pênaltis nas oitavas de final.
Contudo, o Glorioso quer mais do que a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Afinal, o Glorioso segue vivo na luta pelo título do Brasileirão. A equipe carioca volta a campo na quinta-feira (23/11), para encarar justamente o Fortaleza, às 19h, no Castelão, pela 29ª rodada do torneio.