O Corinthians não se aproveitou do fator casa e teve atuação ruim nesta quarta-feira (17/12). Melhor para o Vasco, que foi um pouco superior e poderia até ter saído da Neo Química Arena, em São Paulo, com um resultado mais favorável que o empate por 0 a 0 pela ida da final da Copa do Brasil.
O primeiro tempo foi menos agitado do que os gols anulados – um para cada time – podem indiciar. O Vasco controlou a posse de bola e esteve melhor durante a maioria dos minutos, mas não criou grandes chances. O Corinthians, por outro lado, só conseguiu ter certo protagonismo nos instantes finais.
Na segunda etapa, o nível técnico das equipes foi ainda menor, com muitos erros de passe e poucas jogadas de perigo criadas. Em uma das raras chances, o volante Cauan Barros ficou a centímetros de fazer a felicidade vascaína, mas parou na trave. Na melhor oportunidade do Timão, desperdiça pelo centroavante Yuri Alberto, o árbitro Rafael Klein marcou impedimento.
Segundo jogo da final da Copa do Brasil
As equipes decidem o título da Copa do Brasil neste domingo (21/12). O duelo será disputado no Maracanã, a partir das 18h.
Do que Corinthians e Vasco precisam?
Será campeã a equipe que vencer o duelo no Rio de Janeiro. Em caso de novo empate, a taça será decidida nos pênaltis.
O jogo entre Corinthians e Vasco
Os primeiros minutos da partida não brilharam os olhos de quem assistia. Corinthians e Vasco tiveram dificuldades para construir jogadas de ataque e só conseguiram chegar à área adversário em função de erros do rival.
O cenário mudou aos 17′, quando o Vasco viveu segundos de felicidade. Isso porque o atacante Andrés Gómez deu belo passe para o companheiro de posição Rayan, que saiu cara a cara com o goleiro Hugo Souza e marcou o gol. O camisa 77, no entanto, estava impedido, e o tento foi anulado.
Gol anulado de um lado, gol anulado de outro. Aos 25′, o meio-campista Rodrigo Garro cruzou, e o zagueiro André Ramalho escorou de cabeça para o meio da área. A bola chegou em Yuri Alberto, que tentou chutar, mas acabou passando para o atacante Memphis Depay. O holandês até balançou as redes, mas estava em posição ilegal.
Ainda que tenha conseguido controlar a posse de bola na reta final do primeiro tempo, o Corinthians seguiu com dificuldades para ultrapassar a marcação carioca. O Vasco, que antes tinha o protagonismo, passou a explorar jogadas de contra-ataque.
Segundo tempo
Melhor em grande parte do primeiro tempo, o time carioca manteve a superioridade na volta do intervalo, mas somente aos 20 minutos levou real perigo ao gol de Hugo Souza: Cauan Barros cabeceou na trave.
Demorou um pouco para que o Corinthians começasse a ocupar o campo de defesa do Vasco. O crescimento da posse, porém, não refletiu em aumento da criatividade. Assim como em toda a partida, o Timão teve dificuldades até para acertar passes simples.
A grande chance do Corinthians ocorreu aos 35′, quando o lateral-esquerdo Matheus Bidu cruzou para Yuri Alberto, e o atacante, um pouco desajeitado, finalizou para boa grande defesa do goleiro Léo Jardim. Na sequência, o lance foi anulado por impedimento.
Não houve mudanças no ritmo da partida nos minutos finais, e as equipes empataram por 0 a 0.
Corinthians 0 x 0 Vasco
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele (André Luiz, aos 22′ do 2ºT), José Martínez (Carillo, aos 6′ do 2ºT), Breno Bidon (Maycon, aos 6′ do 2ºT) e Rodrigo Garro (Vitinho, aos 22′ do 2ºT); Memphis Depay e Yuri Alberto (Dieguinho, aos 38′ do 2ºT). Técnico: Dorival Jr.
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho (Matheus França, aos 45′ do 2ºT); Nuno Moreira (Vegetti, aos 33′ do 2ºT), Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.
Cartões amarelos: Raniele e Vitinho (Corinthians) / Robert Renan e Lucas Oliveira (Vasco)
Motivo: Ida da final da Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data: 17/12/2025 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)