Em um jogo de golaços, Grêmio e Cruzeiro empataram por 1 a 1 na Arena, nesta quarta-feira (17/5), pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com estratégia diferente das demais utilizadas por Pepa na temporada, o clube mineiro foi melhor no primeiro tempo, porém sofreu uma pressão do adversário na etapa final e não conseguiu largar em vantagem na decisão do torneio mata-mata.
Com uma postura menos agressiva do que de costume, a equipe estrelada apostou nos contra-ataques. Os mineiros largaram na frente do placar logo aos 8 minutos do primeiro tempo, com um chute de extrema felicidade de Bruno Rodrigues. Luis Suárez deixou tudo igual com outro golaço, aos 33’ da etapa final.
Agora, o clube mineiro volta suas atenções para a sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A Raposa enfrentará o Cuiabá, na próxima segunda-feira (22/5), às 20h. O jogo está marcado para o estádio Independência, mas poderá mudar de local por ordem do América, dono do estádio.
Já o confronto de volta pela Copa do Brasil está agendado para quarta-feira, 31 de maio, às 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte. O Gigante da Pampulha terá capacidade reduzida em razão de um show no estádio – cerca de 40 mil torcedores poderão acompanhar o jogo.
Além de uma vaga nas quartas de final do torneio mata-mata, estão em disputa R$ 4,3 milhões de premiação. O Cruzeiro precisa de apenas uma vitória simples para se classificar diretamente.
Cruzeiro aposta nos contra-ataques
Embora tenha abdicado da posse de bola diante do Grêmio (61% contra 39%), o Cruzeiro foi muito agressivo – 11 finalizações, sendo quatro no gol – no primeiro tempo. Os visitantes adotaram como estratégia a pressão no meio-campo, principalmente com Wallisson, e os contra-ataques pelos lados de campo, com Bruno Rodrigues e Wesley.
Em uma dessas escapadas rápidas pelos flancos, Bruno Rodrigues acertou um chute de extrema felicidade. Aos 8 minutos, o camisa 9 da Raposa dominou na entrada da área, puxou para o meio e acertou o ângulo superior esquerdo de Gabriel Grando: 1 a 0.
Depois do tento anotado no início da partida, o Cruzeiro recuou e tomou um pressão do Grêmio, que insistia com Luis Suárez. O centroavante uruguaio teve duas boas oportunidades para marcar, mas chutou para fora.
O Cruzeiro deixou o Tricolor Gaúcho ficar com a bola no setor central do campo, porém conseguia intervir rapidamente para recuperá-la. Em algumas situações de ataque, ficou nítido que o time celeste parecia estar cansado pelo intenso ritmo aplicado nos jogos anteriores da temporada.
Suárez marca golaço e deixa tudo igual
À frente no placar, o time mineiro não mudou o estilo de jogo. O Cruzeiro continuou mais reativo e levou pouco perigo ao gol de Gabriel Grando. O duelo se concentrou no meio-campo, com um perde e ganha maior do que na etapa inicial.
Os comandados de Pepa ‘cozinharam’ o jogo e impediram os avanços do Grêmio até que Suárez deixou tudo igual na Arena. Aos 33’, o uruguaio recebeu na entrada da área e mandou de trivela na gaveta de Rafael Cabral: 1 a 1.
A ‘blitz’ do Grêmio cresceu nos minutos finais e, por pouco, a equipe de Renato Gaúcho não conseguiu virar. Bruno Alves teve ótima chance, mas Cabral salvou a Raposa.
GRÊMIO 1 X 1 CRUZEIRO
Grêmio
Gabriel Grando; Fábio (Nathan, aos 28’ do 2ºT), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê (Carballo, aos 12’ do 1ºT); Bitello, Cristaldo (Everton Galdino, aos 28’ do 2ºT) e Vina (Zinho, aos 12’ do 2ºT); Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Wallisson (Filipe Machado, aos 22’ do 2ºT), Ramiro (Matheus Jussa, aos 44′ do 2ºT) e Neto Moura (Nikão, aos 44′ do 2ºT); Wesley (Stênio, aos 38′ do 2ºT), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado, aos 22’ do 2ºT). Técnico: Pepa
- Gols: Bruno Rodrigues (aos 8 min do 1ºT) e Luis Suárez (aos 33 min do 2ºT)
- Cartões amarelos: Fábio, Kannemann e Reinaldo (Grêmio); Ramiro, Wesley e Henrique Dourado (Cruzeiro)
- Motivo: Ida das oitavas de final da Copa do Brasil
- Data: 17/05/2023
- Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
- Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
- Assistentes: Fabrini Belivalaqua Costa (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
- VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)