Um vídeo que circula nas redes sociais sugere que o Cruzeiro foi beneficiado no sorteio da primeira fase da Copa do Brasil, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No momento do sorteio, a assistente de palco roda as bolinhas no pote, mas não mexe em uma delas, a qual fica estacionada no meio. E é justamente essa bola que é retirada, definindo o Cruzeiro como adversário do Souza, da Paraíba.
A CBF rejeita qualquer tipo de manipulação e afirma que tudo foi feito com transparência.
O site Boatos.org, que apura e desmente Fake News, traz elementos importantes para evidenciar que não é possível comprovar fraude no sorteio.
O primeiro argumento é que a assistente de palco não olha para as bolinhas em momento algum. Logo, ela não sabe que a redonda que estava no meio não se mexeu.
Outra questão importante é que enfrentar o Sousa não garante nenhum benefício ao Cruzeiro. O time da Paraíba não perde em seus domínios há mais de um ano. A última derrota como mandante ocorreu no dia 25 de janeiro de 2023, quando acabou batido pelo Campinense por 1 a 0, pelo Campeonato Paraibano.
Sendo assim, o time celeste pegou um dos adversários mais difíceis naquele pote, que tinha ASA-AL, Real Noroeste-ES, Fluminense-PI, União-MT, Águia de Marabá-PA, Moto Club-MA, Cianorte-PR, Maringá-PR e Marcílio Dias-SC.
A teoria da conspiração é levantada por alguns perfis, que não conseguem provar nenhum benefício ao Cruzeiro.
Cruzeiro, maior campeão da Copa do Brasil
Recordista em títulos, o Cruzeiro ergueu a taça da Copa do Brasil em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. A Raposa também chegou às finais em 1998 e 2014, mas perdeu para Palmeiras e Atlético, respectivamente.