O Cruzeiro voltará à Paraíba após quase oito anos desde sua última apresentação no estado. Desta vez, a equipe mineira enfrentará o Sousa, nesta quarta-feira (21/2), às 19h15, no Estádio Antônio Marques da Silva Mariz (Marizão), pela primeira fase da Copa do Brasil.
A derradeira partida da Raposa no estado nordestino foi em 20 de abril de 2016. Na oportunidade, o time celeste empatou por 0 a 0 com o time misto do Campinense, no Amigão, em Campina Grande, também pelo duelo de estreia na primeira fase da competição mata-mata.
Cruzeiro e Campinense fizeram um primeiro tempo morno, sem grandes lances e com poucas chances claras de gol. Embora o volume de jogo dos adversários tenha aumentado na etapa final, a bola insistiu em não entrar no gol.
Último jogo do Cruzeiro na Paraíba foi marcado por expulsão
Então comandado pelo ex-atacante Deivid, o Cruzeiro perdeu o zagueiro Leo expulso no primeiro minuto da etapa final. Curiosamente, os mineiros melhoraram na partida após a saída do defensor e quase saíram de campo com o resultado positivo.
Leo foi advertido diretamente com o cartão vermelho após tentar corrigir uma falha individual. Ele fez falta no atacante do Campinense, que ficaria cara a cara com o goleiro Fábio em lance de contra-ataque. Na cobrança da falta, o time da casa acertou o travessão.
Após o susto, o Cruzeiro teve ao menos três chances claras de abrir o placar. O meia-atacante Elber, por duas vezes, e o volante Lucas Romero estiveram de frente para o gol, mas acabaram parando na trave e na boa atuação do goleiro Gledson.
No jogo de estreia na Copa do Brasil daquele ano, o Cruzeiro entrou em campo com Fábio; Mayke, Leo, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Lucas Romero, Ariel Cabral, Elber e Alisson; e Rafael Silva. O zagueiro Bruno Viana e os atacantes Douglas Coutinho e Allano também foram utilizados por Deivid.
Resultado não eliminou o jogo de volta
O Cruzeiro não conseguiu eliminar o jogo de volta da primeira fase do torneio com o decepcionante resultado. Pelo regulamento daquele ano, o time visitante precisaria vencer os mandantes por dois ou mais gols de diferença para evitar o duelo de volta.
Sendo assim, a Raposa recebeu o Campinense em 5 de maio de 2016, no Mineirão, em Belo Horizonte, e venceu por 3 a 2. Allano abriu o placar para os donos da casa, enquanto Adalgiso Pitbull deixou tudo igual.
O resultado parcial estava classificando o time rubro-negro. Contudo, no segundo tempo, o Cruzeiro abriu boa vantagem com gols de Arrascaeta e Willian Bigode. A equipe paraibana ainda foi valente e diminuiu novamente com Pitbull.