CRUZEIRO

Cruzeiro se apoia em bom retrospecto na Paraíba para vencer o Sousa

Cruzeiro visitará o Sousa, nesta quarta-feira (21/2), às 19h15, no Marizão, na Paraíba, pela primeira fase da Copa do Brasil
Foto do autor
Compartilhe

Motivado após a vitória por 3 a 1 sobre o Democrata-GV pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro volta as atenções para a Copa do Brasil. A Raposa enfrentará o Sousa nesta quarta-feira (21/2), às 19h15, no Marizão, na Paraíba, em jogo único pela primeira fase. Maior campeão do torneio, com seis títulos, o time celeste precisa de apenas um empate para se classificar à próxima etapa.

O duelo na cidade de Sousa marcará o reencontro do Cruzeiro com um adversário da Paraíba. A equipe mineira já atuou no estado nordestino contra três rivais locais em sete oportunidades e manteve bom aproveitamento. Os mineiros somam quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota (66,66% de aproveitamento).

O portal No Ataque relembra abaixo os embates contra os adversários paraibanos que tentaram atrapalhar a vida do Cruzeiro atuando longe de Minas Gerais. O clube estrelado já mediu forças com Botafogo, Campinense e Treze.

Botafogo-PB x Cruzeiro

Botafogo-PB x Cruzeiro foi o confronto que mais se repetiu na história dos duelos na Paraíba. Os dois times já se enfrentaram quatro vezes, sendo todas as partidas no Almeidão, em João Pessoa.

O primeiro encontro entre as equipes ocorreu em 6 de maio de 1970. Na ocasião, o Cruzeiro venceu o amistoso por 1 a 0, com gol de Gilberto, ex-camisa 10 celeste.

Já o segundo amistoso, em 2 de março de 1978, terminou com triunfo do Botafogo-PB por 2 a 1. Jorge Demolidor e Anselmo marcaram para os mandantes, enquanto Moraes balançou a rede para os visitantes.

Os adversários voltaram a se enfrentar em João Pessoa em 13 de abril de 1980, pela Taça de Ouro – nome oficial utilizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para designar, em sua época de disputa, os campeonatos nacionais entre 1980 e 1983. O Cruzeiro goleou o Botafogo-PB por 3 a 0, com gols de Nelinho, Luiz Carlos e Joãozinho.

A derradeira partida entre os dois times foi em 22 de julho de 1989, pela Copa do Brasil. Evaristo marcou o gol do Belo, enquanto Daniel foi o responsável por anotar o tento da Raposa no empate por 1 a 1, no Almeidão.

Campinense x Cruzeiro

O bom desempenho do Cruzeiro atuando na Paraíba ampliou após os embates com o Campinense. O time mineiro goleou o adversário por 3 a 0 no primeiro deles, em 12 de abril de 1978, no Amigão, em Campina Grande, pela Copa do Brasil. Na oportunidade, Nelinho, Joãozinho e Roberto César fizeram a alegria da torcida.

O último jogo em solo nordestino entre as equipes foi em 20 de abril de 2016, também pela primeira fase do mata-mata. O Cruzeiro não conseguiu furar o bloqueio e empatou por 0 a 0 com o time misto do Campinense. Além da falta de gols, a partida ficou marcada pela expulsão do zagueiro Leo, no início da etapa final.

Treze x Cruzeiro

O torcedor cruzeirense tem boas lembranças da única vez em que a Raposa encarou o Treze no Estádio Ernani Sátiro, em Campina Grande. Em 2 de fevereiro de 1983, em compromisso pela Taça de Ouro, o time estrelado goleou o Galo por 4 a 0. Brilhou a estrela do atacante Paulo Borges, que marcou dois gols. Joãozinho e Palhinha anotaram os outros dois tentos.

Retrospecto da Raposa na Paraíba

  • Botafogo 0 x 1 Cruzeiro – em 6 de maio de 1970 – Almeidão, João Pessoa (amistoso)
  • Botafogo 2 x 1 Cruzeiro – em 2 de março de 1978 – Almeidão (amistoso)
  • Botafogo 0 x 3 Cruzeiro – 13 de abril de 1980 – Almeidão (Taça de Ouro)
  • Botafogo 1 x 1 Cruzeiro – 22 de julho de 1989 – Almeidão (Copa do Brasil)
  • Campinense 0 x 3 Cruzeiro – 12 de abril de 1978 – O Amigão, Campina Grande (Copa do Brasil)
  • Campinense 0 x 0 Cruzeiro – 20 de abril de 2016 – O Amigão (Copa do Brasil)
  • Treze 0 x 4 Cruzeiro – 2 de fevereiro de 1983 – Ernani Sátiro, Campina Grande (Taça de Ouro)
Compartilhe