MERCADO DA BOLA

Cruzeiro fecha a contratação de Gabigol, do Flamengo

Gabigol é a contratação de peso prometida por Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro; vínculo com o jogador será de três anos
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro fechou a contratação do atacante Gabigol, que se despediu do Flamengo neste domingo (10/11), após se sagrar campeão da Copa do Brasil. Segundo apurou o No Ataque, o vínculo entre o atacante e o clube celeste será de três anos, até dezembro de 2027.

A reportagem soube que o CEO de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, terá reunião com Júnior Pedroso, empresário de Gabi, para concretizar as assinaturas. O encontro ocorrerá durante a pausa no calendário do futebol brasileiro para a realização das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.

Com 160 gols em 305 jogos pelo Flamengo, Gabigol é o reforço de peso prometido pelo dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço. O empresário sempre sonhou com um atleta de grande impacto, a exemplo do que Hulk representa para o Atlético.

Em conversa com pessoas próximas, Pedrinho já citou Hulk como força de marca. A comemoração do ídolo alvinegro imitando o alter ego de Robert Bruce Banner, personagem dos filmes de super-herói da Marvel, é um símbolo que traduz a ideia buscada. 

Curiosamente, Gabigol também tem forte presença nas crianças e em torcedores de todas as idades em suas celebrações de gols. O centroavante comemora levantando os dois braços na altura dos ombros e forçando os bíceps.

Despedida de Gabigol do Flamengo

Ainda no gramado da Arena MRV, em Belo Horizonte, onde o Flamengo confirmou a conquista da Copa do Brasil ao vencer o Atlético por 1 a 0, Gabigol anunciou que não permanecerá no clube em 2025.

“É muito emocionante, todos sabem do meu carinho pelo Flamengo, pela torcida do Flamengo. Essas coisas acontecem no futebol. Essa foi minha última final. Não vou ficar no Flamengo, mas o carinho é imenso, é recíproco. Então, agora é aproveitar bastante esses jogos que faltam. Poder me despedir bem da torcida e dos meus colegas. E realmente estou muito feliz”, disse, em entrevista à TV Globo.

Gabigol - (foto: Wagner Meier/Getty Images/AFP)
Gabigol fez dois gols na vitória do Flamengo sobre o Atlético por 3 a 1, no Maracanã, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil(foto: Wagner Meier/Getty Images/AFP)

Ao justificar a decisão de deixar o Flamengo, o jogador de 28 anos deu uma cutucada na diretoria rubro-negra, ressaltando que jamais recebeu proposta de renovação contratual.

“Não, eu não fico no Flamengo. Durante esses últimos anos, houve negociações, e é onde o presidente, a diretoria, na verdade, apertou minha mão, apertou a mão do meu pai, da minha família, e depois acabaram acontecendo coisas que realmente não gostei. Sempre soube as coisas pelo podcast, nunca soube pessoalmente durante esses anos”, declarou.

“Falei muito com o Marcos Braz, a gente conversou, disse para ele da possibilidade de conversar sobre dois, três anos, e nunca houve uma proposta do Flamengo. Então, depois de hoje, com esse título, não vou ficar no Flamengo e saio muito feliz. Vou curtir esse momento até 31 de dezembro deste ano. Até lá, sou jogador do Flamengo. Agora, quero curtir, aproveitar e me divertir bastante. Foi uma passagem incrível. Eu amo todo mundo, amo muito os jogadores, a torcida. Então, agora vamos aproveitar”, completou.

Números de Gabriel Barbosa

Gabriel Barbosa ficou eternizado na história do Flamengo pelo perfil decisivo. São várias marcas expressivas do camisa 99 em seis anos no clube, como a sexta posição no ranking de artilheiros, com 160 gols em 305 jogos.

O atacante aparece ao lado de Arrascaeta e Bruno Henrique, jogadores do atual elenco, com 13 títulos com a camisa rubro-negra. Destaque para duas Libertadores (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020) e duas Copas do Brasil (2022 e 2024).

No troféu nacional deste ano, Gabigol marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético, no Maracanã, pelo jogo de ida da final. Com isso, atingiu a marca de 16 tentos anotados em 17 finais pelo clube carioca.

Cruzeiro busca mais um ídolo

Gabi é mais um ídolo de um gigante do futebol nacional a se transferir para o Cruzeiro. Em maio, o clube buscou o goleiro Cássio, um dos maiores nomes do Corinthians, com 712 jogos e títulos expressivos no currículo, entre os quais a Copa Libertadores de 2012 e os Brasileiros de 2015 e 2017.

A Raposa esteve perto do acerto com Dudu, referência no Palmeiras nos últimos anos. A ida do atacante de 32 anos para BH só não ocorreu porque houve pressão de integrantes de uma torcida organizada para a permanência do jogador em São Paulo.

Compartilhe