Adversário do Cruzeiro na terceira fase da Copa do Brasil, o Vila Nova fez história em 2025: o time conquistou o Campeonato Goiano depois de 20 anos de jejum. O elenco do Tigre conta com um elenco de peso – tem o volante Ralf, campeão mundial com o Corinthians como uma das figuras de liderança e maior expressão.
O Vila estava na fila do Estadual há bons anos. O último havia sido conquistado em 2005. Na época, Tigre e Goiás empataram por 1 a 1 no jogo de ida. Na volta, a decisão foi emocionante. Ss dois clubes não marcaram gols e a disputa foi para as penalidades. O Serra Dourada, que recebeu as duas torcidas, explodiu em comemoração colorada.
Desde então, o Vila esteve em outras três decisões – 2017, 2021 e 2024. Nestes anos, ficou o vice-campeonato ao ser derrotado por Goiás, Grêmio Anápolis e Atlético-GO, respectivamente.
Em 2025, o Tigre viveu grandes emoções na final contra o Anápolis.. No jogo de ida perdeu por 2 a 0. Se o cenário parecia improvável, o time afastou a dúvida e venceu por 3 a 0 para ficar com a tão sonhada taça – o 16° título estadual da história.
Campeão mundial
Ídolo do Corinthians, Ralf chegou ao Vila Nova em 2022. Aos 40 anos, o volante já não é mais titular absoluto da equipe – costuma ser mais acionado para sair do banco de reservas. Nesta temporada, foram 11 jogos – ele começou jogando em apenas dois.
O volante que fez parte do elenco super-campeão do Corinthians em 2012 – que conquistou a inédita Libertadores e foi campeão mundial sobre o Chelsea -, classificou o título estadual do Vila como um dos mais importantes da carreira.
“Por tudo, pela história, pelo o que o Vila passou, pelos anos que não conquistava esse título, então é o mais importante da minha carreira. Da minha vida”, falou após a vitória sobre o Anápolis.

Cruzeiro e Vila Nova
O confronto entre Cruzeiro e Vila Nova já tem história na Copa do Brasil. Em 2003, ano de ouro para a Raposa – que conquistou a tríplice coroa – o caminho até o título da competição nacional passou pelo Tigre.
Na ocasião, o Cruzeiro não encontrou dificuldades. No jogo de ida das oitavas de final, venceu o Vila por 2 a 0. Depois, na volta, outro triunfo, mas dessa vez por 2 a 1.

Em 2025, as equipes vão se reencontrar na competição. Os jogos de ida e volta estão previstos para as semanas de 30 de abril e 21 de maio.
O Cruzeiro fará o jogo de ida como mandante, no Mineirão, em Belo Horizonte. Já o jogo de volta terá o Raposa na condição de visitante, no Estádio OBA ou Serra Dourada, em Goiânia.